4 Dicas de como montar a Matriz de Treinamento

Planejar e gerenciar o crescimento da organização de maneira sustentável é um dos maiores desafios das empresas e de seus profissionais. Os investimentos precisam ser realizados de maneira coerente, fornecendo os subsídios necessários para que os colaboradores sejam preparados e treinados para alcançar as metas e objetivos organizacionais.

Para as empresas que tem interesse em preparar e desenvolver seus colaboradores de maneira contínua, vale muito a pena utilizar a matriz de treinamento, que é uma ferramenta visual que visa gerir a aplicação dos treinamentos.

Se você entende a importância de investir no desenvolvimento dos colaboradores, mas precisa se aprofundar mais no tema e conhecer as ferramentas que podem facilitar esse processo, então, esse conteúdo é para você. Confira as 4 dicas para montar a matriz de treinamento!

 

Dica 1: Organize a matriz de treinamento
Elaborar uma matriz de treinamento torna o RH mais ágil, pois ela facilita a visualização das necessidades latentes de uma empresa, com isso, a matriz tem o papel de ajudar na organização e na distribuição de investimentos para a realização dos treinamentos.

Uma outra função extremamente importante da matriz de treinamentos é fornecer informações que possam viabilizar um plano de treinamento coerente de capacitação das equipes, ao invés de realizar treinamentos aleatórios que visam entregar indicadores de treinamentos que não contribuam com o crescimento da empresa.

Sendo assim, após entender a importância de elaborar uma matriz de treinamento é importante organizar o plano de ações a serem executadas, com o estabelecimento de metas a serem cumpridas e os demais objetivos que devem ser alcançados.

Organizar o processo com a matriz de treinamentos pode tornar a visão mais objetiva, facilitando a identificação dos treinamentos que devem ocorrer ao longo do ano, ou seja, a ferramenta auxiliará no planejamento das datas e organiza os compromissos que devem ser priorizados.

 

Dica 2: Identifique quais cursos cada colaborador deve fazer
Você deve identificar primeiramente quais são os objetivos dos cursos e para quais áreas devem ser ministrados. Selecione os treinamentos que devem ser realizados aos novos colaboradores e aqueles que são direcionados para a empresa toda.

Há treinamentos obrigatórios, os recomendados e os opcionais que podem ser categorizados em grupos e cores, que pode ser um recurso válido para a organização. Outro ponto importante é identificar quais treinamentos estão prontos e quais precisam ser desenvolvidos, além de entender se há necessidade de contratação de empresas terceirizadas ou se utilizarão os profissionais da empresa.

Com a necessidade do trabalho remoto, os treinamentos à distância ganharam força deixando os modelos presenciais menos frequentes. Sendo assim é essencial definir como os cursos serão apresentados antes de colocá-los em prática, pois deve-se identificar qual modelo funcionará melhor para cada tipo de treinamento e o resultado esperado.

 

Dica 3: Crie a matriz de competências
Realizar a matriz de treinamento com o apoio e orientação da matriz de competências tornará o trabalho mais coerente, pois com ela será possível ter um mapa comparativo cruzando as competências das pessoas com as competências necessárias para a organização.

É possível usar todas as informações disponíveis para criar cursos e treinamentos com base nas qualidades e falhas de cada setor e identificar o que pode ser melhorado.

Com isso, a matriz de treinamento terá uma visão mais clara das competências que precisam ser trabalhadas no plano de desenvolvimento e assim poderá avaliar quais os pontos que cada colaborador precisa desenvolver para evoluir a sua carreira. Consequentemente os gestores poderão trabalhar os planos de desenvolvimento individuais e direcionar as necessidades de cada pessoa da equipe.

 

Dica 4: Disponibilize informações adicionais
Disponibilize aos colaboradores informações necessárias sobre os treinamentos como: objetivos, carga horária, validade dos cursos, certificação, formato online ou presencial e a previsão de quantos colaboradores devem participar.

Essas informações são importantes para aumentar o engajamento dos envolvidos, gerar mais credibilidade e os colaboradores confiarão mais no conteúdo que será apresentado.

Otimize ainda mais a sua matriz de treinamento utilizando o Join RH, acompanhe os status, obtenha uma visão instantânea da capacitação da sua equipe e descubra onde há a necessidade de programar um treinamento.

Entre em contato conosco e agende a demonstração com os nossos especialistas.

Sistema Join RH

Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados