O que é socialização organizacional e como a empresa pode realizá-la

A chegada de um novo colaborador é um momento ímpar para realizar a socialização organizacional. Sobretudo, para transmitir toda a cultura organizacional a quem inicia sua jornada na empresa. Para realizá-la adequadamente, é importante entender o que significa esse procedimento, qual sua relação com a cultura da organização e quais métodos podem ser empregados. Neste artigo, busca-se auxiliar neste sentido, de como dar vida em uma ótima integração do profissional à empresa. Boa leitura!

O conceito de socialização organizacional

De forma geral, afirma-se que o processo de socialização diz respeito à adaptação de um indivíduo a um grupo social. Este é um processo contínuo que se inicia na infância e se estende durante toda a sua vida. A socialização é realizada através da comunicação e, nesse processo, o individuo desenvolve sua personalidade, seus valores, hábitos de grupo e se insere na sociedade.

Nas empresas, os recém-contratados, da mesma forma, precisam assimilar os hábitos e crenças daquele novo grupo. Nesse sentido, a socialização organizacional ou processamento de pessoas é a forma cujas empresas encontraram para auxiliar na adaptação deles à sua cultura organizacional. Desse modo, facilitará ao novo membro seu processo de integração efetiva ao propiciar um clima receptivo e amigável para a fase inicial do emprego.

Conforme Edgar H. Schein, pioneiro nos estudos no campo do desenvolvimento organizacional, definiu no artigo “Rumo a uma teoria da socialização organizacional”, de 1968, a socialização organizacional diz respeito ao processo no qual o indivíduo se apropria dos conhecimentos e habilidades essenciais para ocupar um papel na organização (cargo, função, ocupação, tarefas, entre outros). O autor ainda afirma haver várias formas de realizá-la, independente do que será feito:

“Em todas as funções, o processo pode aparecer de várias formas, desde um processo relativamente rápido, autoguiado e de tentativa e erro até um processo muito mais elaborado, que exige um longo período de preparação de educação e treinamento, seguido por um período igualmente prolongado de aprendizado oficial.” Tradução nossa.


Edgar Henry Schein/2019. Foto de: Robert Rieger/Egon Zehnder

A partir dessa definição, é perceptível que, para entender a socialização, é fundamental compreender o que é a cultura organizacional e como ela é transmitida.

O que é a cultura organizacional?

A cultura organizacional constitui o modo institucionalizado de pensar e agir de uma organização. Expressa-se pela maneira como a empresa faz negócios, como atende seus clientes, no grau de autonomia que proporciona aos colaboradores e na lealdade demonstrada por eles. Ou seja, representa o universo simbólico da organização e proporciona um referencial de padrões de desempenho entre os colaboradores. Afeta diretamente a pontualidade, a produtividade e a preocupação com a qualidade e o serviço ao cliente.

É construída ao longo do tempo e permeia todas as práticas cotidianas da empresa. É passível de ser aprendida, transmitida e partilhada entre os membros da organização. Normalmente, os colaboradores aprendem a cultura organizacional por meio de: histórias (Por exemplo, sobre os fundadores da empresa, suas dificuldades, regras de conduta, entre outros). Além disso, rituais e cerimônias, como: eventos sociais, comemorações e endomarketing. Por meio de símbolos materiais, desde a arquitetura do edifício e dos escritórios, marca, logotipo, bandeira e demais elementos de identidade visual. Por fim, por meio da linguagem e do diálogo, entre outros recursos de comunicação.

Cinco métodos para realizar socialização organizacional

A socialização organizacional representa um importante passo para envolver o novo colaborador com a organização. É um processo vantajoso para a empresa, pois favorece a disseminação da cultura organizacional, promove o relacionamento interpessoal, estimula um melhor desempenho e facilita a compreensão dele em relação ao seu papel na empresa. No geral, facilita a integração dele à empresa e incentiva sua permanência.

Como aponta Chiavenato no livro “Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações” (2014), a empresa pode utilizar cinco métodos para realizar a socialização organizacional, são eles:

Processo seletivo

Trata-se do momento no qual os candidatos começam a ter acesso às informações sobre a empresa, seu funcionamento e ao comportamento das pessoas naquele ambiente. Além disso, durante o processo seletivo, os candidatos conhecem o futuro espaço de trabalho, a cultura, as atividades realizadas, os desafios, as recompensas e o estilo de administração predominante naquela organização. Nesse momento, tanto a empresa avalia se o candidato tem as competências e o perfil para fazer parte desta, como o candidato julga se a organização atende aos seus anseios e se está alinhada a seus valores pessoais;

Conteúdo do cargo

Em busca de sentir-se motivado, o novo colaborador deve, no seu início na empresa, receber tarefas relativamente desafiadoras e, ao mesmo tempo, que estejam de acordo com sua capacidade. Isso faz com que tenha sucesso e, ao longo do tempo, quando as tarefas forem se tornando mais complicadas e exigentes, estarão mais preparados, motivados e com expectativas positivas em relação às recompensas resultantes de seu bom desempenho;

Supervisor no papel de tutor

Para que o novo colaborador não se sinta perdido e pouco integrado, é importante que a empresa ofereça o acompanhamento de um supervisor ou tutor. Este será responsável por orientar e supervisionar o novo colaborador, transmitindo claramente qual tarefa e como esta deve ser realizada tecnicamente. Além disso, é quem negociará as metas e resultados a serem alcançados, fornecer os feedbacks e acompanhar o desempenho;

Equipe de trabalho

Os colegas de trabalho tem forte influência sobre as crenças e atitudes dos indivíduos a respeito da organização e podem impactar positiva ou negativamente o novo colaborador. Por isso, a empresa deve estar atenta para designar a integração dele a uma equipe de trabalho que proporcione aceitação e provoque um impacto positivo nele.

Treinamento de integração

Diz respeito ao programa formal de treinamento cuja função é familiarizar o novo colaborador com a linguagem, os costumes internos, a estrutura, os produtos e serviços, os objetivos, a missão e a visão da organização. Normalmente, esses programas duram de 1 a 5 dias e devem, além de apresentar a empresa e a equipe de trabalho, mostrar os benefícios a que tem direito o novo contratado, assim como suas responsabilidades.

Através destes métodos, executados de modo isolado ou em conjunto, é fato que haverá uma aceitação da cultura organizacional, através da socialização organizacional, por parte do novo colaborador. Assim, garante-se um ambiente apto à transmissão adequada dos valores da empresa aos colaboradores.

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