Como definir uma meta SMART vencedora!

Estabelecer metas SMART é uma estratégia importante para conduzir sua equipe e empresa a resultados vencedores. Saiba como começar!

Há um dito popular que diz “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Esta frase nos faz pensar em como é necessário estabelecer metas pessoais e, no âmbito empresarial, estabelecer metas corporativas, departamentais e individuais para sua equipe.

 

Mas o que é uma meta?

A meta é a força motriz do aprendizado e o seu atingimento é a força motivacional do grupo de pessoas. As metas ajudam você a se concentrar em seu propósito e fazer dele sua aspiração principal. Elas são necessárias não apenas para nos motivar, mas são essenciais para nos ajudarem a saber em que direção estamos indo. Não existe gerenciamento sem metas e também não se pode estabelecer uma meta sem um mínimo de análise.

 

O que não é meta?

Há uma grande confusão sobre o que é e o que não é uma meta. Não podemos confundir meta com desejo. Por exemplo, não devemos estabelecer como meta fazer com que os trabalhadores sejam felizes em trabalhar nessa empresa.

Uma meta também não é uma tarefa, então não é uma meta lançar diariamente todas as notas fiscais no sistema de faturamento. As responsabilidades de um cargo, como chegar diariamente no horário de trabalho, não são metas.

Também não é meta adquirir conhecimento, seja ele necessário ou interessante para sua função. Então não estabeleça uma meta para conhecer os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Como definir uma meta SMART campeã!

 

Posicionamento das metas

Ao estabelecer uma meta devemos saber para onde a empresa deseja ir, o que se propõe a fazer e seus princípios que servirão como guia.

Para que isto realmente aconteça, além de conhecer a missão, visão e valores da empresa, é fundamental que você conheça os objetivos estratégicos da empresa para que seja possível estabelecer os indicadores que serão monitorados e desdobrar tudo isso em metas para alcançar estes resultados.

 

O conceito de metas SMART

Quando as metas de uma empresa satisfazem as características de metas SMART e são aceitas em um compromisso envolvendo a maioria ou a generalidade dos colaboradores, elas podem contribuir para a criação de diversas vantagens para a organização.

  • eSpecífica (Specific): As metas SMART ou objetivos SMART precisam ser específicos, claros, concisos e fáceis de entender, não sendo generalistas e deixando margem para interpretações equivocadas. Para fazer com que uma meta seja específica, ela deve dizer para a equipe exatamente o que se espera, por que isso é importante, quem está envolvido, onde vai acontecer e quando acontecerá.
  • Mensurável (Measurable): A meta deve ser passível de ser avaliada através de critérios concretos para medir o progresso do resultado esperado. A idéia por trás disso é que se a meta não é mensurável, não é possível saber se estamos fazendo progresso em direção a conclusão bem-sucedida. Medir o progresso é necessário para ajudar a nos mantermos na direção correta, alcançar prazos e experimentar a alegria de conquista que impulsiona para um esforço continuado necessário para atingir o resultado final. O que não é medido, não pode ser gerenciado, então se algo não é mensurável, torne-o mensurável. Saiba que metas SMART sem resultados mensuráveis são como uma competição esportiva sem um placar.
  • Atingível (Attainable): A meta tem que ser alcançável, isto implica que metas SMART sejam propostas em consonância com todos os seus intervenientes, ou seja, a meta não deve estar fora do alcance e nem abaixo do desempenho padrão, pois algo que não é possível de se atingir se transforma em fonte de desânimo e frustração. A meta deve ser agressiva (desafiante), mas nunca impossível de ser atingida.
  • Relevante (Relevant): A meta precisa ser relevante para o cumprimento da missão, visão e valores da empresa. Ao identificar as metas que são mais importantes, começamos a descobrir maneiras que podemos torná-las realidade. Metas que são relevantes para o chefe, para a equipe, para a organização, receberão o apoio necessário. Metas SMART relevantes direcionam a equipe, o departamento e organização para a frente.
  • Temporal (Time-bound): Metas SMART devem ser estabelecidas com um limite temporal bem definido. Um compromisso com um prazo ajuda a equipe s concentrar seus esforços na conclusão da meta antes ou na data de vencimento. Desta forma estabelecemos um senso de urgência e eliminamos distrações. “O trabalho se expande para preencher o tempo disponível para ser concluído” (Lei de Parkinson). Não use tempos indefinidos, indique dia/mês/ano.

 

Exemplo de metas SMART

Uma indústria de sucos de uva deseja aumentar seu market-share.

  • META SMART: Conquistar 25% do mercado de suco de uva na região sudeste do Brasil até dezembro de 2015.
  • NÃO SMART: Aumentar as vendas de suco de uva na região sudeste do Brasil.

Uma fábrica de calçados quer ampliar seu volume de vendas anual.

  • META SMART: Elevar em 50% as vendas no território brasileiro até o final de 2016.
  • NÃO SMART: Aumentar as vendas de calçados no país.

 

 

Conclusão

Quando as pessoas não têm metas claras e possíveis a seguir, não devemos esperar que alcançassem necessariamente bons resultados. Um líder que faz a diferença estabelece as metas a serem seguidas, se possível, com a participação de seus liderados, e divulga-as de forma bem clara para que todo o grupo possa contribuir para alcançar as metas.

 

CONTINUAÇÃO…

Este é o primeiro artigo da série Metas SMART, no próximo artigo eu o ajudarei a criar um checklist para você utilizar durante o seu trabalho de planejamento da meta. Clique aqui e acesse o próximo artigo.

 

Como um sistema de RH pode ajudá-lo com este processo?

Um sistema de RH especializado em gestão de pessoas ajudará você a conduzir melhor seu processo de gestão de metas. Além de manter um controle visual e centralizado sobre todas suas metas, ele também permitirá um acompanhamento mais eficaz das ações a serem tomadas quando uma meta estiver fora da sua faixa de normalidade. Será uma forma prática de distribuir esta gestão com segurança através de um portal.

Um software especializado incorporará um processo de workflow para a aferição de resultados e o controle do acesso será determinado pelo RH. Normalmente estes sistemas permitem a você criar quantos mapas estratégicos forem necessários e contam com uma enorme facilidade para gerenciamento, visualização gráfica e pesquisa das informações.

Dê adeus às planilhas Excel e ganhe produtividade, padronização e organização em seu processo!

 

E-book sobre metas SMART

Este artigo tem apenas o objetivo de introduzir este assunto, pois já há um e-book gratuito, do mesmo autor, com mais definições e exemplos. Digite exatamente o termo “ebook metas smart” que você encontrará o link para fazer o download deste e-book ou procure na página do Linkedin e Facebook do autor Ricardo Vignotto.

Este e-book tem a finalidade de te orientar da melhor forma possível em como elaborar uma meta SMART de acordo com as melhores práticas de mercado. Serão apresentadas as técnicas mais adequadas de uma maneira prática e direta, para assim poder sanar suas duvidas em relação a este processo e auxiliar com uma gestão de metas SMART mais eficiente.

 

Ricardo Vignotto Lopez
Ricardo Vignotto Lopezhttp://www.linkedrh.com.br
Ricardo Vignotto, Mestre em Business Intelligence para Gestão de Pessoas, compartilha sua vivência e experiência através de consultoria, e-books, artigos, treinamentos e palestras para líderes de RH. Diretor da Linked RH e criador do software Join RH para gestão de pessoas.

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