Case de sucesso Kanjiko: uma nova maneira de pensar em Gestão de Pessoas

A Kanjiko do Brasil é uma empresa multinacional de origem japonesa, que faz parte do grupo Toyota, com unidades situadas nas cidades de Salto e Sorocaba, com aproximadamente 850 colaboradores.

Atua no segmento automotivo, produzindo peças para a composição de veículos, dedicada exclusivamente para atendimento da Toyota do Brasil.

A Kanjiko de Salto está na cidade desde 2008 e em Sorocaba desde 2012, a Kanjiko tem fortalecido suas bases sociais, buscando não somente produzir peças, mas também impactar positivamente com suas boas práticas e ações sociais.

Cliente da Linked RH desde 2021, contratou os módulos de cargos e salários, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento e workflow. O principal objetivo da empresa era alavancar os processos de RH, abandonar os trabalhos manuais, ganhar agilidade e suprir o gestor com informações.

Um grande desafio era a morosidade dos processos. Márcia Frias, Gerente de RH, cita o exemplo da aprovação de uma vaga, a qual levava uma semana para o fluxo completo. Com o sistema, em dois dias o RH já está em recrutamento.

Para o público operacional, o lead time de contratação foi reduzido de 30 dias para 20 dias, um ganho significativo para a Kanjiko. Márcia ressalta que não só o processo de recrutamento era prejudicado, mas também a avaliação de desempenho, que por ser em Excel, demorava 60 dias para a sua execução.

Perdia-se o timing dos feedbacks, planos de ações e desenvolvimento dos gaps. Márcia aponta que ficou inviável manter o formato manual, pois encontrava dificuldades para buscar um histórico, acompanhar a evolução da performance e gerenciar as ações de desenvolvimento.

Monitorar o vencimento dos treinamentos era outra atividade complexa para a Kanjiko, pois a gestão manual impactava nos resultados de auditorias. Foi assim que surgiu a necessidade de contratar uma solução que pudesse acompanhar a transformação que o RH desejava. Assim, nasceu uma parceria de confiança entre a Kanjiko e a Linked RH.

A escolha do Join RH foi pela disponibilidade e variedade dos módulos, o visual apresentado e a facilidade de uso. Além do sistema ser totalmente integrado: a avaliação de desempenho interliga com a gestão de treinamentos, remuneração tem conexão para abertura de requisições, uma solução completa.”, destaca Márcia.

Tornar o RH mais estratégico e digital foi uma quebra de paradigmas para a Kanjiko, mas foi um passo fundamental para trazer transparência para o processo de gestão de pessoas. Com o Join RH, os gestores possuem indicadores em real time, o que permite uma gestão a vista, que gera democratização das informações e traz agilidade na tomada de decisão.

Com a facilidade da solução, os gestores conseguem ajustar as rotas com maior dinamismo, verificar a aderência de suas equipes em relação aos treinamentos obrigatórios, realizar avaliações de desempenho, mensurar a satisfação e eficácia dos treinamentos e acompanhar o PDI de seus colaboradores.

Márcia afirma que a Kanjiko criou uma política de remuneração muito mais dinâmica, que permite avaliar melhor quem é elegível a méritos e promoções. Isso também pela viabilidade de identificar os colaboradores com alto e baixo desempenho, ao cruzar essa informação com a remuneração do plano de cargos e salários.

Com a validação das necessidades de treinamento dentro do sistema, Márcia informa que gerou mais segurança para as auditorias ISO 9001 e 14001. Outro ponto mencionado é ter a visão completa dos treinamentos que o colaborador já realizou em sua jornada através do seu currículo. “É gratificante ver o que a empresa já investiu no desenvolvimento do seu principal ativo, o colaborador”, ressalta Márcia.

Com a equipe da Linked RH, sou super bem atendida, estão sempre prontos e disponíveis. Já vislumbro os nossos próximos passos, incluindo metas no processo de avaliação, 9 box e contando com o apoio do Join RH para permitir que o gestor seja o coach de suas equipes”, finaliza Márcia.

Redação
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