A competência de uma empresa em se adaptar às constantes mudanças do mercado depende de sua capacidade de inovar, de fazer diferente e estar à frente de seus concorrentes. Esta capacidade, por sua vez, será gerada a partir de equipes qualificadas e da habilidade da empresa em proporcionar um ambiente de trabalho estimulante. É fundamental, portanto, que a empresa analise de forma regular a percepção dos colaboradores em relação ao seu ambiente.
Esta análise é possibilitada através da aplicação da Pesquisa de Clima Organizacional. Quando a empresa mantém um ambiente agradável, além de dar espaço para a inovação, estimula o engajamento dos colaboradores e atrai novos talentos.
Para que a Pesquisa de Clima Organizacional seja efetiva, é preciso que sua implementação seja bem planejada. O processo pode cair em descrédito pelos colaboradores se os dados levantados pela ferramenta não forem utilizados como uma oportunidade de melhoria para a empresa.
Portanto, alguns cuidados são necessários:
- Toda a Alta Liderança deve estar envolvida na definição e acompanhamento dos indicadores da Pesquisa de Clima Organizacional.
- Os indicadores que serão avaliados através da pesquisa devem apontar para questões que possam ser efetivamente transformadas, causando impactos positivos no ambiente de trabalho.
- Toda a empresa deve ter acesso aos resultados. Isso demonstra respeito aos colaboradores que dedicaram parte de seu tempo ao preenchimento do formulário de pesquisa.
- O planejamento da pesquisa deve considerar uma etapa para análise e, principalmente, definição de uma estratégia para melhoria de indicadores que estejam impactando no clima organizacional.
- A Pesquisa de Clima Organizacional deve ser utilizada como ferramenta para monitoramento do ambiente. É preciso estabelecer uma frequência para aplicação e análise dos indicadores. A periodicidade adotada pelas empresas normalmente é semestral ou anual.
A Great Place to Work, empesa responsável pelo ranking Melhores Empresas para Trabalhar, indica que a Pesquisa de Clima Organizacional de avaliar o relacionamento dos colaboradores em três esferas: com o ambiente e as pessoas, com seu líder, com seu trabalho.
As três perguntas a serem respondidas são:
Os colaboradores gostam da empresa, do ambiente de trabalho e das pessoas?
Os colaboradores confiam em seus líderes?
Os colaboradores encontram algum sentido no trabalho que realizam?
Veja alguns indicadores que podem ser avaliados na Pesquisa de Clima Organizacional:
- Empresa, ambiente de trabalho e pessoas: comunicação interna, transparência nos processos corporativos, imagem institucional, relação com colegas, integração entre as áreas, segurança do ambiente para o trabalho, remuneração e benefícios oferecidos, igualdade de direitos, respeito à diversidade, colaboração, carga horária.
- Liderança: relacionamento com a equipe, feedback, abertura para comunicação, desenvolvimento do time, ética e coerência, respeito à vida pessoal.
- Trabalho: qualidade de vida, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, reconhecimento profissional, valorização de novas ideias, estímulo ao trabalho voluntário, participação em decisões, sentido do trabalho, contribuição à sociedade.
Além das perguntas com múltiplas opções de respostas, uma boa prática é inserir campo para livre comentário. É uma oportunidade de colher informações não abordada no questionário e até mesmo sugestões de melhorias.
Um ponto muito importante para a Pesquisa de Clima Organizacional se refere à confidencialidade das informações. O colaborador se sentirá mais à vontade para contribuir se souber que sua identificação será protegida.
Um bom clima organizacional traz muitos benefícios para a empresa: torna os colaboradores mais motivados e engajados, melhora a qualidade do trabalho em equipe, cria um ambiente favorável à inovação, diminui o turn over, atrai talentos, aumenta a performance das equipes e, consequentemente, proporciona grande vantagem competitiva. A Pesquisa de Clima Organizacional é um investimento que deve ser considerado estratégico por todas as empresas.