CONARH – Entrevista com Jabio Pita e Edilson Conceição

0
5258

Durante a cobertura do CONARH, o BlogRH entrevistou o Edilson Conceição e o Jabio Pita, após sua palestra chamada “Case Pirelli – Bahia 4.0 – Show de mudança”. Nesta palestra eles nos contam como foi transformar uma fábrica de pneus em uma Indústria 4.0, sabendo que este um momento poderia ser apavorante ou entusiasmante. Tudo depende da Gestão da Mudança!

Esta palestra no CONARH foi a apresentação do que foi realmente vivenciado na Pirelli em 2 anos de muita transformação em uma fábrica em Feira de Santana na Bahia, a qual se tornou referência mundial dentro do grupo Pirelli.

Leia mais sobre esta palestra do CONARH no artigo publicado no BlogRH.

BlogRH: Edilson, quais foram os principais desafios deste projeto?

Edilson: O maior desafio do projeto para nós foi dar propósito claro para todas as pessoas da fábrica, e que entendessem o desafio da fábrica. Outro ponto fundamental foi o envolvimento de todo mundo no processo.

BlogRH: Jabio, o que você julga que foi o principal fator de sucesso no projeto?

Jabio: Primeiro foi realmente um propósito claro e desafiador. Em segundo, a gente acredita que foi muito o engajamento da liderança. Se a liderança não tivesse engajado no projeto, dificilmente a gente teria sucesso. Em terceiro, de fato, foi a união de todos, a integração do time em prol de um propósito comum. Realmente acho que foram estes os fatores que de fato fizeram a diferença.

BlogRH: Quais foram as principais competências que vocês procuraram desenvolver nos colaboradores?

Jabio: As competências hoje são de fato o que o mercado digital exige, as competências da transformação digital, cada vez mais a gente está voltado em competências comportamentais que de fato a gente possa olhar dentro do profissional e imaginar esse profissional dentro de um processo de transformação e cada vez mais o fator humano está presente dentro desse contexto.

BlogRH: Quais foram os impactos no RH com essa mudança para a indústria 4.0?

Jabio: O RH também precisou envolver todo o time para que de fato estivesse nesse mindset novo. A participação em seminários, a participação em congressos, onde tinha discussão, também era importante, mas dentro do conceito era também olhar para o futuro e ver e se preparar cada vez mais para um desenvolvimento futuro e pensando cada vez mais dentro das competências digitais.

BlogRH: Edilson, neste cenário da indústria 4.0, as empresas tentam cada vez mais semear a cultura de inovação. Como que a empresa está ajudando neste proposito a levar isto aos colaboradores?

Edilson: Dando oportunidade de fazer muito treinamento online, de estimular as pessoas a criarem coisas, de tentar, de errar, de solucionar, de buscar caminhos sempre sem ter um objetivo claro de início, quer dizer, estimular as pessoas a criarem as coisas e transformar isso na realidade da nossa unidade.

Edilson Conceição
Diretor industrial da Pirelli

Jabio Pita
Gerente de RH da Pirelli

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome