CONARH – As 5 novas competências para desenvolver carreiras e empresas de sucesso

Mauricio Benvenutti, em sua palestra no CONARH chamada “As 5 novas competências para desenvolver carreiras e empresas de sucesso”, nos fala sobre as novas tecnologias e como elas estão impulsionando a mudança nas pessoas, organizações e sociedade. Ele nos questiona se estamos mesmo promovendo a mudança ou ela está nos impulsionando a mudar? O que vem pela frente? Como se preparar?

Fechando a primeira noite de palestras magna no CONARH 2018, Mauricio mostrou que como o avanço tecnológico está cada vez mais rápido, tudo que hoje utilizamos daqui a um tempo será substituído, pois passamos por constantes transformações e as empresas estão sendo desafiadas a repensar novos modelos de negócios e as pessoas precisam estar preparadas para desenvolver novas habilidades e competências para dar os próximos passos. Então, o que vai ser do mundo daqui para a frente? Como entender as atividades que deixaram de existir para darem lugar a novas profissões que hoje nem imaginamos que possam existir.

Depois da revolução industrial se potencializou a tecnologia e a utilização da força humana, Maurício Benvenutti relata em sua explanação no CONARH que o que nos diferencia dos demais seres humanos é a nossa capacidade de pensar, mas com a tecnologia já não existe barreiras que nos diferencia, pois com a tecnologia se foi possível desenvolver máquina com a capacidade de pensar, raciocinar e tomar decisões por conta própria.

Com o avanço tecnológico está cada vez menor o custo de empreender, caminhando para uma tendência de ter custo quase zero. Hoje não se faz inovação apenas na área de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) das grandes empresas. A inovação se faz no mundo inteiro e a qualquer lugar.  Mediante este cenário os profissionais precisam trabalhar com a criatividade e estarem atento às transformações para sobreviver frente a estas mudanças.

O profissional de RH deve estar atento com o que vai acontecer no futuro, pois a medida que os modelos de negócios crescem se faz necessário inserir novos procedimentos e regulamentos. Pensando nos próximos desafio para as empresas e as pessoas, Maurício trouxe para o CONARH as 5 novas competências que ele julga que são fundamentais para se manter competitivo nos dias de hoje.

1. Causar impacto

Para isso é preciso ter propósito, identificar o que te motiva a levantar todos os dias, porém, como causar este impacto?

Melhorar a qualidade de vida de alguém e fazer com que ele se sinta melhor do que quando entrou.

Corrigir o errado é procurar corrigir na hora que não está certo, pois com variedade de opções que mercado oferece, facilmente será substituído por outro melhor.

Prolongar o certo é fortalecer e focar naquilo que está indo bem.

2. Olhar a próxima curva

É importante definir propósitos que no futuro entregarão um benefício, pois ao dominar um processo de canibalização do seu próprio produto você obtém a liderança de mercado.  É importante apaixonar-se pelo benefício que você entrega e não pelo que você faz.

3. Questionar

Ter atitude de sempre questionar faz com que você saía na frente dos demais, pois quanto mais você questionar maior será seu entendimento e passará a criar suas próprias regras. A normalidade nunca mudou nada, mas o fato de sempre questionar te leva a um patamar elevado, pois quanto mais você questionar mais memórias você criará.

4. Fazer com as pessoas

É trazer as pessoas para perto e envolvê-las em todos os processos, pois afinal você está fazendo algo com as pessoas e não para as pessoas. Com isso elas passam a ser donas do projeto e passam a acreditar no que você acredita e a sonhar o que você sonha.

5. Ser diverso

Procurar conversar com pessoas que pensam diferentes, pois assim vai estimular a criatividade, pois no momento que confrontamos nossa forma de pensar surgem ideias únicas. Precisamos procurar usar o valor da diversidade ao nosso favor, pois com a diversidade de pensamento sempre as soluções serão únicas e especiais.

Concluindo sua apresentação no CONARH, Maurício afirma que ele acredita que estas cinco competências são vitais para as pessoas fazerem as coisas e terem sucesso.

Quer saber mais? Assista a entrevista do Mauricio Benvenutti concedida ao BlogRH no CONARH.

 

 Mauricio Benvenutti

 

Mauricio Benvenutti
Sócio da StarSe

Thais Graça Ferraz
Thais Graça Ferraz
Equipe de Implantação da Linked RH

Artigos relacionados