Este artigo trará algumas orientações sobre como implementar um projeto de People Analytics em sua empresa e também apresentará os desafios mais comuns a esta implementação.

Porém, se você ainda não está seguro sobre o termo People Analytics, então leia o artigo sobre o que é People Analytics para esclarecer este assunto. Resumidamente, People Analytics é uma análise de dados aplicada à gestão de pessoas com o objetivo de melhorar a qualidade da tomada de decisão no RH e ele não é uma ferramenta, mas uma metodologia.

Imagino que muitos digam que não sabem nem por onde começar e que não conseguem perceber o grande potencial do People Analytics na sua empresa.

Em minha opinião, adotar um ótimo sistema de gestão de pessoas é um bom início para que você consiga tomar decisões melhores e mais rapidamente.

Porém, independente de você já ter, ou não, um sistema para gestão de pessoas, aqui estão algumas orientações para quando você for iniciar este trabalho:

1º Responda a uma questão crítica do negócio

Comece por um velho problema. Você tem que primeiro encontrar um modelo que seja relativamente fácil de medir. Procure olhar para uma área da empresa, por exemplo, uma que esteja com um turnover alto, ou com problemas de produtividade, e concentre seus estudos nela. Não se esqueça de que é fundamental concentrar-se no que realmente importa para sua empresa. Se você não estiver respondendo a uma pergunta de negócios realmente crítica, então é porque não vale a pena investir nisto.

2º Explore os dados que você já tem

É provável que algumas métricas já sejam fornecidas pelo sistema de gestão de pessoas que você utiliza, ou mesmo, pelos indicadores em suas planilhas Excel. Se os seus dados não são bons o suficiente para o trabalho, não desanime. Inicie com o que você já tem e mantenha-se adicionando mais dados.

3º Envolva seu fornecedor de sistema de RH

Se você acredita que não tenha os recursos internos para fazer um People Analytics, então não passe por isso sozinho. Se aproxime do seu fornecedor de RH e o envolva em seu projeto. Ele poderá te mostrar como interpretar as informações que você não consegue. Você trabalha com RH e está habituado a avaliar pessoas e não gráficos e números.

4º Compartilhe os resultados

O processo de People Analytics mostra que pequenas mudanças podem ter um impacto gigantesco, sem custar quase nada para implementar. É necessário transformar ideias em ação. Eu ouço de muitos gestores em meus clientes que muitas vezes o RH fornece insights, mas não toma ações. Por isso, é importante continuar essa jornada e estar envolvido na implementação, sem esquecer-se de medir os resultados para realimentar e calibrar seu processo de modelagem de cenários do People Analytics.

Obstáculo final do People Analytics

Depois que você tiver feito todas as análises, combinado os dados de uma forma inteligente e criado insights, ​​você precisará fazer com que seus gestores usem estas informações. Este é o obstáculo final!

Você precisa compartilhar os resultados com os executivos de uma forma convincente. Transmita as informações de uma forma realmente simples e dê acesso aos dados para as pessoas, pois isto é muito útil para comunicar sua mensagem.

Todo o processo geralmente começa com eles, mas pesquisas nos mostram que nem sempre é fácil aceitar a percepção que os dados criam. É comum que muitas vezes eles ainda confiem mais em suas próprias experiências quando eles precisarem tomar uma decisão. Você certamente enfrentará certa resistência das pessoas, uma vez que um sistema significará para elas uma nova forma de fazer as coisas.

Os principais desafios do People Analytics

Para empresas que sejam mais maduras e estejam querendo entrar fortemente nesta área, aqui estão quatro fatores importantes para a criação de um projeto bem sucedido de People Analytics:

1º Invista em um time sênior

Tenha um único time de suporte global e não apenas de análise técnica, por exemplo, envolva o Diretor de RH, alguns de seus executivos seniores, alguns recursos de TI e tenha um único líder, o qual esteja focado fortemente no negócio.

2º Priorize limpar e organizar seus dados internos e externos

As análises serão tão boas quanto mais confiáveis forem os dados fornecidos para análise.

3º Entenda que a análise é multidisciplinar

Forme um grupo multidisciplinar e não traga apenas estatísticos e PhDs, pois a análise técnica é somente uma parte. Conhecimento do negócio, visualização de dados, entre outros, são todos críticos para o sucesso.

4º Aumente a fluência das análises em toda a organização

Será necessário treinamento para RH e gestores para interpretar estas análises e, principalmente, saber propor soluções e agir, senão nos concentraremos apenas em tirar conclusões.

Não se esqueça que este projeto exige um investimento que destina-se a construir uma nova função de negócio para a empresa e não apenas uma equipe técnica dentro de RH, então desenvolva um cronograma de dois a três anos para o investimento. Também vale mencionar que, como análises e estatísticas podem ser usadas incorretamente com certa facilidade, é necessário garantir que os envolvidos no time de People Analytics não tenham nenhum interesse na decisão a ser tomada.

Como um sistema de RH pode ajuda-lo com o processo de People Analytics?

Um ótimo sistema de RH, especializado em gestão de pessoas, ajudará você a conduzir melhor seu processo de tomada de decisão estratégica sobre pessoas, permitindo decisões mais rápidas e melhor fundamentadas em fatos do que somente em “feeling”.

As análises serão tão boas quanto mais confiáveis forem os dados fornecidos para análise. Um sistema de RH, tal como o Join RH da Linked RH, ajudará você a coletar e organizar todas as informações de uma forma útil para seu Big Data no RH e para as análises mais comuns do People Analytics, e quando chegar o momento você poderá utilizar estes dados para análises preditivas.

O sistema Join RH pode ajudá-lo a alcançar um alto nível de maturidade de aplicação do People Analytics e com a ajuda da Linked RH você poderá modelar cenários alcançando o nível mais sofisticado.

O que tudo isso gera para sua empresa?

Um sistema de RH que incorpora análises de People Analytics aumentará sua eficiência operacional, ajudará você a obter maior engajamento dos líderes, trará maior agilidade e guiará sua empresa para ter um RH mais estratégico.

Artigos da série sobre People Analytics

O que é People Analytics?

Como o Google ajudou o People Analytics a ganhar força

Por que o People Analytics é tão importante para gestão de pessoas e para o RH?

O que o Big Data no RH tem a ver com o People Analytics?

Como implementar o People Analytics no RH da sua empresa?

Cenário do People Analytics no Brasil

Casos de sucesso de aplicação do People Analytics

Para que as empresas mais estão utilizando o People Analytics?

People Analytics é aliado do RH e não inimigo