CONARH – Como transformar em ação um sonho

Janete Vaz, em sua palestra no CONARH, chamada “Como transformar em ação um sonho e compartilhar dos sonhos de seus colaboradores”, nos conta a importância de transformar em ação os seus sonhos e compartilhar dos sonhos dos seus colaboradores e assim tornar-se uma das melhores empresas para se trabalhar, o que torna o Laboratório SABIN referência em gestão de pessoas e prestação de serviços. A importância de respeitar o ser humano, a diversidade e fazer dos desafios o plano de crescimento.

Todo ser humano é movido a sonhos e são eles que impulsionam as pessoas a buscarem seus objetivos, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.  Pensando desta forma que o Laboratório Sabin alinhou os sonhos de seus colaboradores com o desenvolvimento de sua empresa e se tornou a 4ª melhor empresa para se trabalhar em 2018 (Great Place to Work).

Durante o CONARH 2018, Janete Vaz, cofundadora do Laboratório Sabin, apresentou ao público presente como a valorização humana foi essencial para o crescimento de seu negócio. Fundado em 1984, hoje o Laboratório Sabin possui 4.600 colaboradores, com 255 unidades de negócio, estando entre as 500 maiores empresas do Brasil.

“São os sonhos que nos fazem encontrar caminhos e que nos impulsionam”. Com esta frase e muita simpatia, Janete arrancou aplausos do público presente no congresso do CONARH. Crente do potencial humano, sempre buscou realizar o desenvolvimento de seus colaboradores, contando com a parceira da fundação Dom Cabral desde 2010 para o desenvolvimento da governança corporativa por meio do programa de crescimento sustentável (PCSS). Fato este inclusive que decidiu eleger um profissional da casa para assumir o comando da empresa, Lídia Abdalla com 15 anos de carreira foi eleita CEO. Ela conta com orgulho que em 3 anos após esta decisão, o crescimento da empresa dobrou, fazendo valer sua aposta e considerando um diferencial possuir 77% de mulheres no quadro de colaboradores, sendo 74% de lideranças femininas.

A palestrante destacou a essência no qual querem ser percebidos, considerando seus pilares corpo e alma: inovação; tecnologia; saúde total; ética; empatia; e, felicidade.

Dentre seus pilares, destacou três:

  1. Para ter relações sustentáveis e duradouras com todos os stakeholders, o Sabin considera de extrema importância a SAÚDE TOTAL (saúde física, mental, emocional, espiritual e financeira sempre em harmonia).
  2. Outro ponto destacado é a EMPATIA, pois quando o cliente vai num laboratório, é um encontro com o desconhecido. Na maioria das vezes os clientes vão com fome, com sono, com pressa e com medo, pois geralmente ninguém gosta de realizar exames. Buscar sempre deixar uma impressão melhor recebendo o cliente de maneira mais próxima e humana.
  3. Por fim a busca permanente de FELICIDADE.

“Nosso propósito é inspirar pessoas a cuidar de pessoas”. Janete acredita na liderança transformadora. Ela considera que são líderes inspirados quando olham para dentro, mas são líderes excepcionais quando também olham para fora. São capazes de perceber as mudanças no ambiente externo e reagir rapidamente.

O modelo de gestão de pessoas adotado segue os seguintes pilares:

  1. Atrair

Contratar um sorriso e desenvolver a técnica.

  1. Desenvolver

Incentivar a educação. Possui os programas de gestão de desempenho, universidade corporativa (UniSabin), bolsa de estudos e feedback 360º, na qual considera a verdade com amor.

  1. Desafiar

Focado no profissionalismo, fidelizar e encantar clientes, com plano de carreira baseado em meritocracia, oportunidades de job rotation e substituição de lideranças.

  1. Reconhecer e recompensar

Motivar valorizando a pessoa, a família, a saúde, a qualidade de vida, o financeiro e a mulher. Programa de PLR, bônus de liderança e bônus por projeto.

  1. Escutar, falar e Inspirar

Para sentir e compreender. Contato com as fundadoras Janete e Sandra, ouvidoria, canais sociais.

  1. Comemorar

Para compartilhar alegrias. Festas de final de ano, junina, carnaval, premiações e até casamento de seus colaboradores.

Dentre esses pilares, um dos programas que o Sabin possui é cuidar da saúde dos familiares de seus colaboradores. No dia de seu aniversário, seus familiares passam por exames para acompanhamento de sua saúde. Com isso ela considera que um profissional amparado é um profissional motivado para fazer o seu melhor.

Mas toda essa humanização traz resultados? Sim. Só em 2017 foram 53 prêmios, reconhecimentos e homenagens. Janete Vaz e Sandra Soares Costa (sócia fundadora) foram consideradas pela Forbes duas das 40 mulheres mais poderosas do país.

Segue abaixo alguns indicadores consideráveis:

  • Índice de absenteísmo: 1,9%
  • Turnover: 5,2%
  • Cultura do alto desempenho: 88%.
  • Índice de engajamento: 93%.
  • Processos trabalhistas (2000 a 2018): 13

Quer conhece-la um pouco mais? Assista a entrevista concedida por Janete Vaz ao BlogRH durante o CONARH 2018.

 

Imagem relacionada

 

Janete Vaz
Cofundadora do Laboratório Sabin

Eduardo Bueno Pacher
Eduardo Bueno Pacher
Consultor de Implantação da Linked RH

Artigos relacionados