Ícone do site BlogRH

Quais são os desafios para gerenciar a geração Z?

geração z

Muitos perguntam quem é a geração Z? A geração Z é composta por jovens que nasceram no final dos anos 90. Essa geração é caracterizada pelo impacto tecnológico que trouxe a rapidez, novidade e modernidade aos processos, principalmente no ambiente de trabalho.

Desta forma, essa nova geração gera mudanças consideráveis às empresas, já que tendem a agir e pensar de outra forma, além disso buscam outros interesses e em sua maioria são flexíveis, interativos e dinâmicos.

 

Características e potenciais da geração Z

Os jovens da geração Z buscam estabilidade, propostas duradouras e que tragam retornos imediatos. Eles gostam daquilo que é disponibilizado numa imagem contínua de situações. Em certos casos, a geração, em questão, quer somente a remuneração, buscar um seguinte desafio, socialização ou ainda fazer com que a ideia de pertencer a alguma coisa tenha sentido.

Um dos potenciais dessa geração é que eles veem na área profissional uma maneira de construir algo impactante e ainda receber por isso. São o público mais difícil de se comandar, mas se destacam também pela alta performance em relação ao trabalho. Algumas de suas características são:

 

Falhas da geração Z

Em virtude da grande expectativa em relação ao emprego, buscando sempre as melhores funções, a geração Z não aceita bem as críticas e costumam não respeitar a imagem de autoridade, justamente por serem criados e tratados de modo igual por seus familiares. Infelizmente, essa é uma postura da geração que continua aumentando no mercado de trabalho:

A geração desses jovens não se importa com a autoridade, ao passo que necessitam muito dela frente as suas atitudes. Os gestores, por outro lado, costumam lidar com os resultados e não a causa dos conflitos, como, por exemplo, um atraso, um erro, uma discussão.

 

Soluções para falhas da geração Z

Os gestores necessitam do reconhecimento do potencial das capacidades em relação ao comportamento desses profissionais, em outros funcionários, em grupos, e ainda as competências que o jovem traz para a empresa. É importante lembrar que essa geração é desconfiada, não criam expectativas em relação ao cuidado da empresa com o seu funcionalismo, e por isso, tendem a não realizar nenhum sacrifício quando em frente a recompensas que são apenas prometidas, em prazo prolongado.

Algumas maneiras de promover um gerenciamento melhor da geração Z requer algumas estratégias que versam em:

Sair da versão mobile