Uma analogia que podemos fazer entre o perfume que se exala de uma mulher ao caminhar pelos corredores da empresa é identificar quais são as virtudes que ela vai deixando por onde passa.

Enquanto muitas pesquisas defendem equiparar a remuneração da mulher com o homem no mercado de trabalho, buscando numa tentativa desesperadora convencer a todos, que a mulher é igual ao homem, à interpretação dos mesmos dados nos mostra justamente ao contrário, a mulher realmente não é e não foi concebida para ser igual ao homem.

A mulher é diferente, e esta diferença está na sua gama de habilidades e virtudes altamente visíveis por onde quer que ela passe e vai gerenciando, liderando, conduzindo e realizando com excelência cada atividade do seu dia.

Justamente por isso, é necessário um olhar diferenciado para elas, pois muitas vezes sua capacidade é equiparada quando na verdade deveria ser estimulada para extrair a melhor versão de si mesma e não uma mulher com uma melhor versão de algum homem no local de trabalho.

Quando lemos os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres, estabelecido pela ONU, (gráfico abaixo) é possível observar que a tentativa é elevá-la para um nível mais alto dentro das organizações. Cabe neste contexto saber que a empresa que olha para este documento é porque já tem uma visão de respeito pelo trabalho feminino dentro das organizações.

De forma mais profunda quem são essas mulheres que merecem ser promovidas dentro das organizações? O que elas fazem diferente?

Ela caminha diferente! Exala o perfume do gerenciamento de sua casa, da logística de seus filhos, do mapeamento dos processos de suas ajudantes do lar e entra na empresa com a mente criativa para liderar.

Este conceito só é possível quando estas mulheres têm em sua essência, princípios e valores que a impulsionam a realizar, a conquistar, a fazer o melhor, pois sua maior paixão é contribuir e é esta contribuição que a eleva e a coloca numa posição de alto nível, independente do cargo que ocupa.

Observando mais afinco é possível perceber algumas virtudes que as mulheres que perfumam o mundo corporativo possuem:

  1. Caráter – em tudo que a envolve
  2. Lealdade – aos princípios e valores
  3. Missão – de vida como propósito
  4. Coração – que valoriza o ser humano
  5. Profissão – como possibilidade de realizar seu talento
  6. Disciplina – como combustível para alcançar
  7. Visão – futurista e empreendedora
  8. Trabalho – organizado e eficaz
  9. Confiança – ser um ser humano em que se pode confiar
  10. Diligencia – como conferência e cuidado
  11. Preparação – e estudo contínuo para a melhoria
  12. Trabalho com as mãos – como símbolo de suavidade e firmeza
  13. Empenho – em todas suas responsabilidades
  14. Vestimentas – adequadas para todas as ocasiões
  15. Palavras – positivas e verdadeiras
  16. Administração – capacidade de cuidar de várias frentes
  17. Família – essência da sua vida

Este conjunto de características comprova porque a pesquisa do Peterson Institute for International Economics apontou que ter mulheres em altos cargos executivos pode estar diretamente relacionado a uma maior rentabilidade da empresa.

Em resumo, o perfume da mulher na empresa é o sucesso.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorMedindo o ROI em programas de treinamento
Próximo artigoBalanced Scorecard: a importância do RH neste planejamento estratégico
Marcia Vinhoto Lopez
Com mais de 24 anos de experiência em Gestão de Recursos Humanos e Formação de Talentos, Marcia é expertise em princípios de Pedagogia Empresarial, Andragogia, Neurociência, CNV (Comunicação Não Violenta) somados ao uso das ferramentas de Dominância Cerebral e Temperamentos Organizacionais, palestrante e consultora, ela atende empresas e Instituições de Ensino implantando programas para Gestão de Pessoas, Coaching de Carreira, Coaching Feminino e KidCoaching.
  • Mauricio Carvalho

    Excelente artigo, Márcia!! Parabéns pela elegância das suas observações e pelos profundos conselhos….

  • Cíntia

    Márcia, li seu artigo e começando pelo atraente tema, achei interessantíssimo! Sou esposa, mãe, fisioterapeuta, e reflito dia a dia na importância/valor/essência que preciso ter para administrar meu lar e trabalho! Sou do Paraná e gostaria muito de ouvir suas palestras tanto no meu trabalho, quanto na escola de meus filhos, na empresa do meu esposo e também na igreja que vou!!! Continuarei acompanhando seu trabalho. Parabéns