Qual o perfume da mulher na empresa?

Uma analogia que podemos fazer entre o perfume que se exala de uma mulher ao caminhar pelos corredores da empresa é identificar quais são as virtudes que ela vai deixando por onde passa.

Enquanto muitas pesquisas defendem equiparar a remuneração da mulher com o homem no mercado de trabalho, buscando numa tentativa desesperadora convencer a todos, que a mulher é igual ao homem, à interpretação dos mesmos dados nos mostra justamente ao contrário, a mulher realmente não é e não foi concebida para ser igual ao homem.

A mulher é diferente, e esta diferença está na sua gama de habilidades e virtudes altamente visíveis por onde quer que ela passe e vai gerenciando, liderando, conduzindo e realizando com excelência cada atividade do seu dia.

Justamente por isso, é necessário um olhar diferenciado para elas, pois muitas vezes sua capacidade é equiparada quando na verdade deveria ser estimulada para extrair a melhor versão de si mesma e não uma mulher com uma melhor versão de algum homem no local de trabalho.

Quando lemos os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres, estabelecido pela ONU, (gráfico abaixo) é possível observar que a tentativa é elevá-la para um nível mais alto dentro das organizações. Cabe neste contexto saber que a empresa que olha para este documento é porque já tem uma visão de respeito pelo trabalho feminino dentro das organizações.
empoderamento das mulheres

De forma mais profunda quem são essas mulheres que merecem ser promovidas dentro das organizações? O que elas fazem diferente?

Ela caminha diferente! Exala o perfume do gerenciamento de sua casa, da logística de seus filhos, do mapeamento dos processos de suas ajudantes do lar e entra na empresa com a mente criativa para liderar.

Este conceito só é possível quando estas mulheres têm em sua essência, princípios e valores que a impulsionam a realizar, a conquistar, a fazer o melhor, pois sua maior paixão é contribuir e é esta contribuição que a eleva e a coloca numa posição de alto nível, independente do cargo que ocupa.

Observando mais afinco é possível perceber algumas virtudes que as mulheres que perfumam o mundo corporativo possuem:

  1. Caráter – em tudo que a envolve
  2. Lealdade – aos princípios e valores
  3. Missão – de vida como propósito
  4. Coração – que valoriza o ser humano
  5. Profissão – como possibilidade de realizar seu talento
  6. Disciplina – como combustível para alcançar
  7. Visão – futurista e empreendedora
  8. Trabalho – organizado e eficaz
  9. Confiança – ser um ser humano em que se pode confiar
  10. Diligencia – como conferência e cuidado
  11. Preparação – e estudo contínuo para a melhoria
  12. Trabalho com as mãos – como símbolo de suavidade e firmeza
  13. Empenho – em todas suas responsabilidades
  14. Vestimentas – adequadas para todas as ocasiões
  15. Palavras – positivas e verdadeiras
  16. Administração – capacidade de cuidar de várias frentes
  17. Família – essência da sua vida

Este conjunto de características comprova porque a pesquisa do Peterson Institute for International Economics apontou que ter mulheres em altos cargos executivos pode estar diretamente relacionado a uma maior rentabilidade da empresa.

Em resumo, o perfume da mulher na empresa é o sucesso.

Marcia Vinhoto Lopez
Marcia Vinhoto Lopezhttps://agapegestaoeducacional.com.br/
Marcia Vinhoto Lopez é Pedagoga e Pedagoga Empresarial. Atua há mais de 26 anos na formação de talentos e desenvolvimento de pessoas. Como consultora para empresas e Instituição de Ensino, realiza mentoria para mulheres, professores de gestores de RH. Mais de 6.000 pessoas participaram de seus programas de desenvolvimento em palestras, treinamentos, mentorias ou Pós graduação/MBAs. Viver com propósito de vida é sua marca, onde ajuda pessoas a exalar a melhor versão de si mesma, através de olhar com felicidade e entusiasmo pela vida.

Artigos relacionados