O que é Squad e quais os seus benefícios?

Existem novos termos que foram criados para definir a nova metodologia de gerenciamento de processos que está começando a despontar nas empresas, conhecido como Squad, onde termos como: esquadrão, pelotão, entre outras definições que estão se tornando cada vez mais comum. Entretanto apesar de ser um novo modelo, ele já existe desde anos 70, quando empresas multinacionais, como a Fuji e a Toyota implementaram.

Recentemente outras empresas startup estão implementando o Squad e vendo os benefícios que os processos de gerenciamento ágil podem trazer para seus negócios. Gigantes do streaming de música, como Spotify, são um bom exemplo disso.

A gestão ágil envolve a divisão de uma empresa em pequenas equipes de colaboradores, cada uma agindo como uma startup por si só. O objetivo é mudar a maneira pela qual sua empresa opera para atender às demandas em constante mudança do mercado global.

 

Esquadrões

As equipes individuais que compõem uma empresa no gerenciamento ágil são conhecidas como esquadras. A ideia é que cada esquadrão tenha seu próprio objetivo definido, no qual eles trabalham de forma autônoma. Cada esquadrão tem um product owner, onde eles priorizam o trabalho a ser feito. No entanto, eles não dizem aos colaboradores como trabalhar. Os membros do esquadrão também têm acesso a um owner para mantê-los atualizados e bem informados.

Tribos

Uma tribo é o nome dado a uma coleção de esquadrões que estão trabalhando juntos. Eles podem ser vistos como uma incubadora para os minis esquadrões de startup em sua empresa. As tribos geralmente não excedem mais de 100 colaboradores.

 

Porque utilizar a metodologia Squad?

A adoção de processos ágeis aumenta a produtividade em 87%. Além disso, não há dúvida de que os processos ágeis reduzem a burocracia e a papelada, ao mesmo tempo em que priorizam a comunicação face-a-face por meio de hordas de documentação.

A própria natureza do Squad é projetada para incentivar a flexibilidade, inovação e criatividade – atributos que estão se tornando rapidamente essenciais para qualquer local de trabalho dinâmico nos dias de hoje. Seus proponentes argumentam que as estruturas rígidas dos sistemas de gerenciamento padrão não são capazes de atender às necessidades do local de trabalho moderno, onde os colaboradores valorizam a cultura da empresa e as condições de trabalho flexíveis mais do que nunca.

 

Quais os benefícios do uso da metodologia Squad?

Velocidade de desenvolvimento mais rápida!

Os esquadrões nos permitem reduzir o desperdício e minimizar o tempo de inatividade. Cada membro do esquadrão está envolvido no planejamento do sprint para que cada pessoa receba tarefas específicas que combinem cumulativamente com a capacidade do esquadrão.

Como se usa o planejamento de ondas rolantes, os esquadrões podem se adaptar e girar rapidamente para atender às demandas de projeto em evolução. Como resultado, podemos evitar problemas comuns de tempo de inatividade, como espera, talentos não utilizados e excesso de processamento.

 

Alinhamento e Autonomia

Cada um de nossos esquadrões está alinhado para trabalhar em direção a objetivos comuns no processo de desenvolvimento de produtos, por exemplo, implementar um determinado recurso até uma determinada data. Os pelotões são autônomos, pois decidem como alcançar seus objetivos dentro dos limites da estratégia geral do produto. Enquanto as histórias do usuário são criadas pelo proprietário do produto de acordo com as metas do produto, as equipes determinam a melhor maneira de concluí-las.

Redução de risco

As equipes de projeto geralmente enfrentam dois desafios significativos no desenvolvimento de produtos: risco de conhecimento e risco pessoal. O primeiro é o resultado de má comunicação e colaboração e resulta em departamentos de conhecimento onde cada pessoa tem o entendimento para fazer a sua parte, mas nenhum conhecimento do que os outros membros são responsáveis. Este último é o risco associado aos membros de cada equipe de projeto, por exemplo, se alguém pedir demissão ou tiver uma emergência e precisar de folga.

O desenvolvimento ágil baseado em equipes ajuda a reduzir esses riscos, incentivando equipes multifuncionais que têm uma visão de 360 ​​graus do projeto. A fácil transferência de conhecimento entre os esquadrões permite que eles se adaptem rapidamente se houver um problema pessoal, sem ter que começar do zero.

Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados