Devemos buscar metas com eficiência ou eficácia? É isso que você vai descobrir neste terceiro capítulo da série sobre Metas SMART.

 

Nos dois primeiros artigos desta série sobre metas SMART eu já expliquei como estabelecer uma meta SMART campeã e também apresentei um checklist para criação de uma meta seguindo o conceito SMART, então não repetirei estas informações aqui. Se você ainda não leu estes artigos, acesse aqui o link para “Como definir uma meta SMART vencedora!!!” e “Checklist para metas SMART”.

Neste artigo vou discutir um pouco se devemos estabelecer metas sobre meios ou fins, se devemos buscar metas com eficiência e eficácia, e também dar um exemplo como realmente é importante traçar metas.

Só recapitulando, uma meta ajuda você a se concentrar em seu propósito e fazer dele sua aspiração principal.

 

Estabelecer metas sobre meios ou fins?

Quando estabelecemos uma meta devemos estabelecê-la sobre os resultados (fins) que queremos obter e não sobre os processos (meios). O que isto significa?

Se sua empresa está com um problema para armazenar sua produção, seu chefe ao estabelecer uma meta para aumentar a área de estocagem está estabelecendo uma meta sobre os meios para resolver seu problema, quando se estabelecer uma meta para reduzir o tempo médio de entrega estará corretamente estabelecendo uma meta sobre os fins.

Chefes têm autoridade sobre meios e responsabilidades sobre fins e ao estabelecerem metas sobre os meios estão fugindo às suas responsabilidades.

 

Buscar metas com eficiência ou eficácia?

Eficiência é fazer certo, é o meio para se atingir um resultado, é a atividade.

Eficácia é a coisa certa, é o resultado, o objetivo.

Estes são dois conceitos muitos antigos, mas ainda muito importante hoje em dia, sendo que não compreendê-los ou, pior ainda, confundi-los provoca grandes danos ao desempenho e aos resultados. Peter Drucker já dizia que o resultado depende de “fazer certo as coisas certas”.

Vou tentar exemplificar com uma simples pergunta: qual a missão da área de Treinamento na sua empresa?

A resposta natural seria dizer “treinar e desenvolver pessoas” ou algo parecido. Correto? Não, errado!

Respostas como esta são representadas por verbos e dirigem-se à ação, portanto referem-se a aquilo que se faz, ou à atividade ou o meio para se atingir o resultado. Que tal uma resposta como “pessoas aptas às necessidades da organização”? Este é o resultado esperado pela área de treinamento. Porém, na prática, utiliza-se, com frequência o indicador de “horas homem treinamento” para medir o resultado de treinamento quando se está medindo, apenas, o seu esforço, ou seja, a sua eficiência no desenvolvimento da ação, mas não a sua eficácia. Afinal, qual foi o resultado desse esforço em treinamento?

Perceba o enorme dano que esta situação causa nos resultado individuais e globais da organização.

 

Metas SMART

 

Meta é fundamental ao ser humano!

Havia um atleta que praticava a prova de salto com vara há vários anos. Experiente, seu sucesso era o resultado de exaustivos treinamentos, disciplina e muita motivação. Para cada série que dava de dez saltos, ele conseguia ultrapassar o sarrafo, o grande objetivo deste esporte, em oito vezes no mínimo, na altura do seu recorde.

Acostumado aos desafios aceitou o convite para fazer uma série especial de dez saltos para uma pesquisa.

O objetivo básico desta experiência era avaliar sua capacidade em executar, repetidamente e com sucesso, as técnicas de salto. Haveria, porém, uma pequena diferença, ele iria fazer todos os movimentos completos de um salto, mas não existiria nenhum sarrafo a ser ultrapassado no alto das barras. Claro que sua primeira reação foi a de estranhar a proposta, pois em toda sua vida ele não tinha praticado o salto sem o sarrafo. Ficou refletindo como seria estranho correr, saltar com toda a técnica e ultrapassar um sarrafo imaginário.

Mesmo assim, o atleta executou o que estava combinado.

Indagado sobre a experiência, ele afirmou que não havia alterado nada na sua técnica de salto. Mas o que ele não sabia é que os estudiosos haviam instalado células fotoelétricas nas barras verticais na mesma altura de seu recorde. Com elas, os pesquisadores verificavam a cada salto se ele conseguia ultrapassar ou não a meta imaginária (que ele não via).

Nos dez saltos seu desempenho não foi dos melhores, o “sarrafo eletrônico” só foi ultrapassado em apenas quatro vezes, bem abaixo do normal.

Para completar a pesquisa, solicitaram ao atleta que fizesse outra série de dez saltos, desta vez com o sarrafo colocado na altura do seu recorde. Seu desempenho voltou a ser o mesmo de sempre.

As metas oferecem algo concreto em que se concentrar, causando um impacto positivo sobre suas ações. James Allen, um escritor filosófico britânico, disse: “Você se tornará tão pequeno quanto seus anseios para controlar as coisas e tão grande quanto sua principal aspiração”.

 

Conclusão

As metas são essenciais aos seres humanos para nos manterem vivos e não apenas para motivação.

 

Como um sistema de RH pode ajuda-lo com este processo?

Um sistema de RH especializado em gestão de pessoas ajudará você a conduzir melhor seu processo de gestão de metas. Além de manter um controle visual e centralizado sobre todas suas metas SMART, ele também permitirá um acompanhamento mais eficaz das ações a serem tomadas quando uma meta estiver fora da sua faixa de normalidade. Será uma forma prática de distribuir esta gestão com segurança através de um portal.

Um software especializado incorporará um processo de workflow para a aferição de resultados e o controle do acesso será determinado pelo RH.

Normalmente estes sistemas permitem a você criar quantos mapas estratégicos forem necessários e contam com uma enorme facilidade para gerenciamento, visualização gráfica e pesquisa das informações.

Dê adeus às planilhas Excel e ganhe produtividade, padronização e organização em seu processo!

 

E-book sobre metas SMART

Este artigo tem apenas o objetivo de introduzir este assunto, pois já há um e-book gratuito, do mesmo autor, com mais definições e exemplos. Digite exatamente o termo “ebook metas smart” que você encontrará o link para fazer o download deste e-book ou procure na página do Linkedin e Facebook do autor Ricardo Vignotto.

Este e-book tem a finalidade de te orientar da melhor forma possível a como elaborar metas SMART de acordo com as melhores práticas de mercado. Serão apresentadas as técnicas mais adequadas de uma maneira prática e direta, para assim poder sanar suas duvidas em relação a este processo e auxiliar numa gestão de metas mais eficiente.