Liderança x Motivação: como a liderança pode afetar a motivação dos colaboradores

Independentemente da qualidade e talento que sua equipe tenha, se não for direcionada para o mesmo caminho, ela será perdida e não atingirá seus objetivos. Ser líder não significa apenas poder, pois vai muito além e tem grande influência na produtividade de seus colaboradores e da empresa em geral.

Vamos esquecer o paradigma obsoleto em que um chefe só deve dar ordens e sentar em seu escritório para esperar ganhar muito dinheiro. Este pensamento é errado, já que requer treinamento constante e disciplina para levá-lo para ser um “líder”. Liderança e motivação caminham juntos e deve ser levado como parte da estratégia das empresas.

 

Mas qual é a importância de liderar?

Muitos já tiveram aquele chefe que depois de ter uma reunião ruim ou problemas, chega no escritório e em vez de dizer bom dia, ele bate a porta transmitindo total negatividade. Depois disso, a equipe que presenciou a cena está estressada, sabe que, se houver um problema, é melhor não o comunicar “até que passe” o resto do dia e se torne um esforço para evitar cometer erros.

Ninguém pode executar corretamente seu trabalho sabendo que a pessoa que deve guiá-lo está de mau humor, isso soa motivador? O estilo de liderança de equipe, entre um de motivação e comprometimento e outro de tensão, pode fazer a diferença em até 30% nos resultados da equipe.

Quais são os estilos de liderança de equipe que aumentam a produtividade, motivação e comprometimento?

O estilo de liderança de equipe faz uma diferença de 70% entre um bom ambiente de trabalho e um muito ruim. Como isso afeta o negócio? Você pode obter o dobro dos resultados líquidos se tiver um ambiente motivador criado pelos líderes.

 

Práticas para obter uma boa liderança e motivação nas empresas

Harmonize e combine as necessidades subordinadas com as necessidades organizacionais. Como líder, você deve garantir que o negócio tenha a mesma moral e ética que procura em seus colaboradores. Ele deve se certificar de que seus colaboradores sejam encorajados e treinados de uma maneira que atenda às necessidades do negócio.

Valorização e recompensas são motivadores fundamentais que influenciam uma pessoa para alcançar um objetivo desejado. Recompensar o comportamento bom/excepcional com um pequeno sinal de agradecimento, certificado ou carta pode ser um grande motivador. Se um certificado é concedido a uma pessoa, deve mencionar o ato específico ou a qualidade pela qual o indivíduo está sendo recompensado.

Ser um modelo é também um motivador chave que influencia as pessoas a alcançar seus objetivos. Um líder deve dar um bom exemplo para garantir que seu pessoal cresça e atinja seus objetivos de maneira eficaz.

Incentivar os indivíduos a se envolverem no planejamento e no importante processo de resolução de problemas não apenas os motiva, mas também ensina os processos desses importantes fatores de tomada de decisão. Além disso, ajudará a todos a entender melhor seu papel na organização. A comunicação será inequívoca e certamente atrairá o reconhecimento e a apreciação do líder.

Desenvolver o espírito de equipe certamente tem um impacto fundamental no bem-estar de uma organização no que se refere a liderança e motivação. As ações e decisões de um líder afetam a moral de seus colaboradores. Por isso, ele deve estar sempre ciente de suas decisões e atividades. O espírito de equipe é a alma da organização. O líder deve sempre certificar-se de que seus colaboradores gostem de desempenhar suas funções em equipe e se façam parte dos planos da organização.

Um líder deve se colocar no lugar dos subordinados de sua equipe e ver as coisas do ponto de vista do subordinado. Ele deve ter empatia com eles durante os tempos difíceis. A empatia com seus problemas pessoais os torna mais fortes – mental e emocionalmente.

Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados