Liderança Sustentável

Falar de liderança nos dias atuais requer atenção redobrada tanto para os aspectos que envolvem decisões, como para os impactos gerados nas pessoas, no sistema econômico e no meio ambiente.

Falar de Liderança Sustentável é ampliar o olhar para todas as direções e buscar reflexões do verdadeiro poder das pessoas na condição de líderes, formais ou não, dentro do processo de transformação de outras pessoas. O líder que exerce na sua plenitude uma Liderança Sustentável transforma as pessoas no seu entorno, e estas por sua vez, transformam suas organizações em empresas mais sustentáveis.

As atitudes e decisões do líder afetam positiva ou negativamente o desempenho da organização. Dependendo do seu grau de percepção, eventualmente o líder poderá tomar uma decisão equivocada. No aspecto econômico, por exemplo, uma decisão errada pode afetar negativamente não só o financeiro da empresa, mas a vida dos funcionários, da comunidade, dos fornecedores, dos clientes, etc. A gestão sustentável está intimamente atrelada à motivação das pessoas para a inovação, melhoria de suas práticas e criação de novos produtos menos impactantes, voltados à melhoria e preservação da vida das pessoas e do planeta. Inovar com menos impacto depende das políticas organizacionais, e estas, dependem da visão consciente dos líderes.

perfil do gestor que segue a filosofia de uma Liderança Sustentável, passa pelo processo da Consciência Responsável, que envolve não somente o aprendizado, mas suas crenças e valores. Este líder desenvolve novas posturas frente ao olhar sustentável e capta seguidores pela forma coerente entre o discurso e a prática, liderando naturalmente pelo exemplo. Podemos até chama-lo de um ativista em busca do equilíbrio sustentável. Descobrir o seu centro de força e liderar pelo exemplo é fundamental na busca deste equilíbrio.

O primeiro passo é estar aberto a novas descobertas e ampliar o olhar nas três dimensões: social, ambiental e econômica. Depois, alimentar o interesse por temas que agreguem valor ao negócio e adotar um modelo de gestão sustentável desmistificando a sustentabilidade. Não é só o verde, vai muito além. Tudo está atrelado à motivação para mudar e melhorar o que já fazemos.

Manter o equilíbrio da uma organização é um desafio constante que requer além do conhecimento técnico uma construção de respeito e confiança com todos os atores envolvidos, pois o universo é uma composição de histórias, e o futuro depende das nossas atitudes como líderes protagonistas da Liderança Sustentável.

Este tema é abordado na palestra LIDERANÇA SUSTENTÁVEL pela palestrante ROSELI CAPUDI, que será apresentado no CONARH 2019 espaço EXPO-ABRH Brasil no dia 13 de agosto 2019.

Roseli Capudi
Roseli é palestrante, empresária e consultora com mais de 30 anos na liderança de empresas de pequeno, médio e grande porte, em segmentos da Educação, Saúde, Comércio, Alimentação, Turismo, Hotelaria e Empreendedorismo,  com alto desempenho de performance na gestão dos negócios sustentáveis.

Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados