Hackathons são processos que agrupam pessoas como designers, programadores e outros possíveis funcionários influentes ao desenvolvimento de software em campeonatos de trabalho com o intuito de produzir resoluções determinadas para diversos desafios.

Esta é uma prática, de modo muito convencional em startups desde seu aparecimento nos anos 90, que permanece cada vez mais popular, naturalizando um brainstorming, não apenas nos ramos tecnológicos, mas em qualquer área de desenvolvimento profissional.

 

Definição de Hackathons

O vocábulo hackathon é provindo da mistura das terminologias de hack (verbo “to hack”, significando “programar com expertise”) e marathon (do inglês, “maratona”), mas já não há limitação ao procedimento de software, sendo disponibilizado por vários negócios, na produção de opções para problemas. De modo geral, é o lugar ideal para que se desenvolva fatos inovadores e que podem acontecer entre um até sete dias.

Os Hackathons auxiliam na integração de equipes empresariais e também no desenvolvimento de networking entre os concorrentes (quando disponível à todos). Porém, estas não são as únicas razões pelas quais empresas estão interessadas cada vez mais pelos Hackathons.

 

Benefícios dos Hackathons

Um hackathon promove a aceleração de ideias e uma quantidade imensa de benefícios para a empresa. Estes eventos promovem os fatores criativos do indivíduo ao longo dos processos de produção de novas ideias, colaborando com a desenvoltura de novas habilidades e técnicas entre aqueles que estão participando.

Ainda, os hackathons disponibilizam uma qualidade nas resoluções de problemas e permitem um costume aos seus colaboradores do pensamento célere e agilidades, tornando ampla a capacidade de comunicar-se com os grupos. Os hackathons tornam a competitividade um fato benéfico para os participantes, disponibilizando fatores que recompensarão equipes com melhores desempenhos.

 

Dicas para o procedimento dos Hackathons

1 – Forme um método dos hackathons de acordo com as necessidades da sua empresa

Os regimentos dos hackathons são diferentes de um negócio para outro. Portanto, a utilização da técnica altera também o fluxo trabalhista. Ao invés da unicidade do evento, nesta situação, os hackathons se modificam em um método estratégico para solucionar determinados problemas, trazendo ótimos resultados a empresa.

 

2 – Hackathons são ferramentas inovadoras

Utilize hackathons como ferramentas a fim de inovar e promover economias de esforços em buscas e desenvolvimento. A maioria das empresas mais bem-sucedidas elencam que usam o procedimento dos hackathons para um aceleramento da busca e desenvolvimento de novas produções.

Um exemplo disso é a Hasbro, uma das produtoras mais antigas de brinquedos americanos. O negócio promove hackathons, de modo periódico, com o intuito de produzir novos produtos. Em uma edição atual da fabricante, foram produzidos 45 brinquedos novos, em um único momento. De acordo com as estatísticas, isso equivale a bilhões de dólares economizados em buscas e procedimentos.

 

3 – Hackathons como ferramenta íntegra e de sabedoria

Elabore o conhecimento e promova o crescimento de equipes integradas em seu próprio hackathon. Estes são uma maneira de produzir e integrar o conhecimento de sua organização. O problema em produzir estatísticas e software através de terceiros é mínimo, sendo que os benefícios desse campeonato permanecem atuantes.

Há a possibilidade de realizar um controle de criatividade maior em relação a resoluções procedidas e estímulo colaborativo entre as equipes. Procure diversificar a formação de cada grupo e conquiste resultados que irão ultrapassar os limites convencionais de destaque de cada indivíduo do grupo.

 

4 – Distribua atividades importantes para todos os colaboradores

Ao dividir atividades de forma orgânica, as equipes conseguem procurar por novas capacidades e desenvolvimento de habilidades de comando. Dedicar a seus funcionários uma oportunidade de aumentar seus talentos criativos e deixar a estrutura convencional é um dos pontos benéficos de um hackathon.

Nessa maratona, as equipes têm a oportunidade de trabalhar em grupo, em um local muito mais flexível do que normalmente. Sendo tão útil quanto em grandes locais de testes, os hackathons disponibilizam um risco muito pequeno para os negócios no momento de promover a inovação e teste de resoluções. Esta atitude é essencial para que se descubra técnicas e habilidades novas, assim como produtos, atividades, serviços e afins, que podem ter maior expansão num próximo momento.

Utilize os hackathons para aprimorar as habilidades dos membros de sua empresa, trazendo a ele grandes resultados permanentes e céleres.