O curso superior é apenas a porta de entrada para o mundo RH, ou como muitos dizem “a ponta do iceberg”. Para se tornar um profissional de excelência e alcançar grandes cargos ou até mesmo trabalhar por conta como coaching de carreira, é necessário que o profissional mantenha-se atualizado, busque estar centrado e antenado sobre o mundo RH e esteja atento a cursos profissionalizantes e as tendências da sua área e do mercado ao todo, afinal, o RH não é apenas o setor que admite, paga e demite, sua profissão vai muito além disso.
Além dos processos burocráticos, o departamento é responsável por inúmeras tarefas e planejamentos essenciais que têm por objetivo garantir bons resultados, identificar internamente potenciais talentos e líderes que serão capazes de suprir uma vaga, elaborar programas de capacitação e treinamentos, determinar políticas de renumeração estratégica e benefícios, oferecer planos de carreira, cuidar para que a comunicação interna seja efetiva, desenvolver um clima organizacional produtivo que tenha altos níveis de satisfação e que motive as equipes.
As tarefas que o RH realiza têm grandes influências sobre os resultados da empresa, um setor bem engajado consegue reter bons profissionais e criar times de alto desempenho preparados para inúmeros desafios. Mas, como ser este profissional?
Manter-se atualizado sobre o mundo RH é uma das formas de conseguir grandes êxitos, hoje com a tecnologia que temos, é possível se especializar sem estar presente em uma sala de aula, as próprias universidades oferecem pós-graduações e MBAs a distância que facilitam a nossa vida completamente. Além de cursos e leituras obrigatórias, ir a feiras, eventos e congressos são ótimos para fazer networking e se manter próximo ao que o mercado tem de novo.

Ok, entendi o que o RH faz e o que devo fazer para alcançar a excelência profissional, mas quais são as principais áreas de atuação no mundo RH?

A área de Recursos Humanos possui diversas ramificações para o profissional se especializar e escolher qual se encaixa melhor no seu perfil, as principais são:

Recrutamento e seleção: provavelmente uma das mais importantes dentro de uma empresa, é a área responsável pela contratação e retenção de talentos. Além da divulgação de vagas, se faz necessário o uso de metodologias eficientes que ajudem a melhorar a assertividade durante a entrevista e não pode esquecer-se da manutenção dos mesmos e da construção do relacionamento dentro da empresa.
Treinamento e desenvolvimento: qualificar colaboradores é uma das importantes missões no mundo RH, os especialistas devem estar atentos e identificar os perfil dos funcionários (suas fraquezas, potenciais e pontos fortes) para assim, conseguirem desenvolver um plano de desenvolvimento efetivo.
Relações trabalhistas: conhecer as leis trabalhistas é essencial para atuar neste ramo. Esse profissional é responsável por orientar, direcionar e negociar junto aos colaboradores e sindicato das classes a respeito de posturas inadequadas (seja da empresa ou do colaborador), reclamações e mudanças que possam envolver as equipes.
Departamento pessoal: Este profissional também precisa conhecer a fundo as leis trabalhistas, pois atua diretamente com processos burocráticos e legais como admissão, demissão, lançamentos de férias, licenças, afastamentos, pagamentos e documentações em geral. Cabem ao DP análises e levantamentos que implicam em tomadas de decisões importantes dentro da empresa como redução e ampliação de quadros de funcionários.
Renumeração e benefícios: este profissional precisa estar totalmente atualizado sobre o mercado e realizar pesquisas constantes para assim, conseguir manter todas as politicas alinhadas e montar planos de carreiras efetivos de acordo com o cargo e o salário do colaborador. Neste caso, benefícios não podem ser deixados de lado, pois ajudam a manter o colaborador motivado e valorizado.
Hierarquia do departamento de Recursos Humanos

Não deixe de seguir:
ABRH BRASIL (Associação Brasileira de Recursos Humanos) – é uma entidade não governamental sem fins lucrativos que visa promover desenvolvimento dos profissionais de RH e gestores de pessoas por meio de eventos, pesquisas e troca de experiências, e de colaborar com os poderes públicos e demais entidades nos assuntos referentes ao mundo RH.
CONARH – é um congresso nacional da ABRH BRASIL sobre Gestão de Pessoas, atualmente é um dos principais eventos da área na América Latina, e traz para o público tendências do mundo RH, debates e palestrantes renomados.

Fique por dentro do mundo RH:
Melhor gestão de pessoas – revista oficial da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Nacional). A publicação traz, mês a mês, temas que ajudam o profissional a se manter atualizado no mundo RH e a buscar melhores resultados na valorização do capital humano.
T & D – a revista traz, além dos temas de educação corporativa, questões relacionadas com a gestão do capital humano e intelectual e a tecnologia como apoio à aprendizagem, gestão do conhecimento, liderança e desenvolvimento humano.
Harvard Business Review Brasil – é uma revista bimestral que contém artigos de administração e negócios, escritos por autores consagrados como Peter Drucker, Michael Porter, Gary Hamel, Ram Charan, Daniel Goleman. Esses e dezenas de autores têm sempre uma forma inovadora de abordar os temas do momento, além disso, há muitos artigos sobre o mundo RH voltados para gestão e liderança.

E para ficar ainda mais antenado sobre o mundo RH, cadastre-se abaixo na nossa newsletter para receber todo o conteúdo por e-mail. Aproveite para baixar nossos e-books gratuitos, conheça o Join RH e saiba como a tecnologia pode ajuda-lo a otimizar a gestão de pessoas.

 

Receba conteúdos exclusivos via e-mail!

 

 

 

 

Leia também:

10 estratégias de RH que fazem a empresa crescer em pouco tempo

10 maneiras de efetivar a avaliação de competências e desempenho

E-learning Analytics – Como analisar os dados do LMS para otimizar treinamentos

RH em xeque – Como avaliar e mensurar seus indicadores de RH