CONARH – Entrevista com Demetrio Teodorov

0
4118

Durante a cobertura do CONARH, o BlogRH entrevistou Demetrio Teodorov, após sua palestra chamada “Tecnologias disruptivas em gestão de pessoas”. Nesta palestra ele nos apresenta exemplos reais de como as novas tecnologias de automação e robotização já estão mudando a vida do RH da Alelo.

BlogRH: Como a transformação digital pode impactar no RH das empresas?

Demetrio: Na Alelo, a transformação digital está acontecendo porque a área de inovação mora dentro de RH, na verdade, a cultura, a tecnologia é 10, 90% é cultura e posicionamento do colaborador, então o que acontece muda a vida do RH. Nós temos algumas metodologias de engajamento do colaborador para trabalhar a inovação. Inovação trabalha de dentro para fora, então, novos processos de RH mais simples, como o cargo, o ponto eletrônico que pode fazer um check in digital, quanto a processos de RH que eu consigo ter ganhos operacionais, como a assinatura de contrato de trabalho no ambiente digital, economiza papel e tem uma guarda dessa forma, então a transformação digital pode acontecer dentro do RH e nós já estamos fazendo isso.

BlogRH: Se fala muito hoje em dia que é necessário aumentar o engajamento dos colaboradores, de que maneiras a tecnologia ajudará o RH nesta missão?

Demetrio: Quando o colaborador consegue entender que inovação e transformação digital é 10% tecnologia e 90% comportamento e cultura, fica muito claro que esse movimento de engajamento começa a acontecer porque dentro da Alelo nós começamos a trazer elementos de transformação digital, como o Beam que é um robô de tele presença, diferente de uma conferência, o robô anda pela empresa, então o que acontece? Os 700 colaboradores começam ter esse take de inovação e começam a se engajar cada vez mais. Eu tenho uma ferramenta corporativa que é o catálogo de skills de competência dos colaboradores que, desde o estagiário até o presidente, inovação faz parte da capacitação e da performance de todos. Eles são avaliados no final do ano, então a saída para inovar e engajamento acaba sendo endêmica em função da minha cultura.

BlogRH: Quais são os principais desafios do RH para essa modernização?

Demetrio: É a gente sair do lado acomodado e ir para o lado incomodado, bem naquela história update or die, então assim, o que nós fazemos dentro de casa para gerar o engajamento total? Eu levo meu executivo para o Vale do Silício, indico um livro de transformação digital e inovação, para fazer com que a alta direção entenda que existe um perigo da corporação morrer ou ter vazão de talentos em função de não estar atrelado ao movimento de mercado, por exemplo, hoje a gente está vivendo um ambiente colaborativo informal e todas as empresas tem um relógio de ponto fixo na parede que meia dúzia de pessoas colocam o dedo ali outras não, poxa, por que eu não posso dar um passo digital colocando o check in via mobile com geolocalização?  Então eu começo a mudar simples comportamentos na cadeia de valor, aí o engajamento começa a subir.

BlogRH: Que inovações podemos esperar para a área de gestão de pessoas?

Demetrio: Aí tem um ambiente vasto. Você começa a falar desde a admissão, da inteligência artificial reconhecendo o melhor candidato, preparando dashboards de informação, trazendo para você um ambiente de entendimento da sucessão. Você pode ter uma sucessão com o colaborador dentro de casa ou fora, colaborador dentro de casa. Toda a documentação não precisa ser mais física, pode ser digital. Pode fazer a assinatura do contrato digitalmente, os documento podem chegar por uma foto, você começa a olhar pra cadeia de valor, você vê o próprio Beam como mudança, o Holo Lens que é um óculos de realidade, onde você pode criar treinamentos ao invés de cair e-learning normal, assim você começa a ter um ambiente muito propício com tecnologia exponencial, e isso se desdobra no RH.

Demetrio Teodorov

 

Demetrio Teodorov
Superintendente de Inovação da Alelo Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome