Como formar as melhores equipes

O que é gestão de equipe?

A gestão de equipes é ponto fundamental quando se pensa em crescimento, se tornando desafio para empresas que ainda não tem seus processos bem consolidados. Uma equipe que conta com uma boa gestão garante atingimento das metas sem grandes complicações e consegue se preparar para os imprevistos que podem surgir. Através de uma boa gestão de equipe é possível mapear os esforços que deverão ser feitos para a entrega de resultados, o monitoramento do rendimento dos funcionários e criação de estratégias para maximização desse rendimento.

Como gerir uma equipe de forma assertiva

O primeiro passo é saber montar sua equipe. Quando for desenhado o setor ou o projeto, é importante entender quais as atividades deverão ser feitas e identificar quantas pessoas serão necessárias para que o fluxo funcione bem. Depois de detalhado esse escopo, o recrutamento surge como peça fundamental. Ao buscar pessoas para as funções descritas, deve-se ater às atividades que serão desempenhadas, ou seja, se a pessoa trabalhará diretamente com programas que exijam bom conhecimento em números e fórmulas, o funcionário deverá ter um bom raciocínio numérico. É papel do gestor alinhar bem precisamente o que espera ao abrir a vaga junto à área de Recursos Humanos.

A boa comunicação e organização atuam como peças elementares no trabalho em equipe. Um gestor atento e preparado prepara melhor sua equipe ao detalhar os processos de cada um e, assim, fazer o link entre as atividades executadas por todos. Ilustrar o fluxo do processo e a interdependência alimenta a necessidade de cooperação entre os membros e não deixa brechas. Deve-se, entretanto, ter cuidado para não engessar os processos. O intuito da padronização é facilitar o fluxo, mas novas ideias para otimização são sempre bem-vindas.

Um bom gestor consegue criar um espaço para diálogo entre os membros da equipe, mesmo entre os diferentes níveis hierárquicos entre eles. Permitir momentos de expressão e acolhimento ajudam a manter a equipe motivada e, assim, conseguem entregar resultados melhores e em um menor período. A partir desse espaço criado, a boa escuta age para entender as demandas de sua equipe e, desse modo, é possível criar estratégias para impulsionar o setor. Treinamentos e bônus são algumas ferramentas para estimular a participação de toda a equipe.

Uma pesquisa promovida pela Google constatou que, após entrevistarem cerca de 180 times de uma empresa, existem cinco características chave de uma equipe produtiva:

  1. Segurança psicológica;
  2. Confiabilidade;
  3. Estrutura e clareza;
  4. Propósito; e,
  5. Impacto

O engajamento é outro ponto valioso. A gestão de equipe também permite o reforço de processos. O gestor deve valorizar os processos já feitos e externalizar a importância a todos da equipe, mas, ao mesmo tempo, deve deixar claro para os funcionários a importância de participar ativamente dos projetos propostos.

Personalidades distintas em uma equipe: como lidar

Existem estudos que comprovam a diferenciação em dois tipos de personalidades: as left brained (pessoas que tem personalidade ativada pelo lado esquerdo do cérebro) versus right brained (pessoas que tem personalidade ativada pelo lado direito do cérebro). As pessoas que se encaixam no primeiro quadro são mais lógicas, analíticas, objetivas e detalhistas. Já as right brained tendem a ser mais intuitivas, criativas e com maior habilidade interpessoal, sendo essenciais em uma equipe. O importante nesse contexto é potencializar as capacidades de ambos para que a equipe crie um fluxo de atividades limpo e dinâmico.

Independente de qual tipo de personalidade o sujeito se encaixe, as empresas atualmente valorizam cada vez mais a inteligência emocional em detrimento de um QI elevado. Uma pessoa extremamente inteligente, porém, reservada ao ponto de não conseguir compartilhar os seus conhecimentos, não é um membro em potencial dentro de uma equipe. Tendo isso em vista, é papel de um bom gestor identificar maneiras de trabalhar essas questões para que instigar o desenvolvimento da inteligência emocional na equipe como um todo.

Existem, é claro, maneiras de trabalharmos nossas personalidades para crescimento pessoal e profissional e se torna cada vez mais importante o olhar atento de um bom gestor que pode ajudar o funcionário a alavancar sua carreira e, consequentemente, maior visibilidade à empresa. Quando se trata de pessoas right brained, busque o que instiga a empresa ao sucesso e trabalhe estratégias acerca disso. A prática em resolução de problemas complexos também é algo que pode ser alimentado pela criatividade e versatilidade para, posteriormente, ser conhecido pelo resultado do seu esforço.

Para as pessoas left brained, a agilidade e abertura a novas possibilidades é um dos principais focos de aperfeiçoamento. Muitas vezes não teremos todas as informações detalhadas, mas precisaremos tomar uma decisão imediata e se forçar a acreditar no seu conhecimento é fundamental para tal. Ademais, o desenvolvimento de um melhor relacionamento interpessoal permitirá maior mobilidade dentro da empresa e facilidade para resolução de situações que envolvam a ajuda de outros.

Montar e manter uma equipe é tarefa árdua, porém é um desafio que proporciona grande crescimento. A gestão de equipe permite não só o olhar para os outros, mas para si mesmo ao analisar até que ponto somos capazes e onde podemos desenvolver nossas habilidades.

Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados