O feedback é necessário em diversas ocasiões, é através dele que as pessoas enxergam o que podem mudar, e assim buscam maneiras para crescer e evoluir, seja na questão pessoal ou profissional.  Quando se trata do ambiente de trabalho, se torna fundamental para que o profissional saiba em quais pontos pode melhorar para ter um desempenho excelente.

Sendo assim, o feedback deve ser uma prática indispensável, e colabora para que os processos sejam realizados com mais eficiência, contribuindo para o bom funcionamento da empresa. No entanto, para que este retorno seja realmente saudável é preciso saber como utilizá-lo, de forma que gere mais engajamento e motivação, e não o contrário.

 

Por que o feedback é importante para as empresas?

Fornecer feedback é uma parte importante da gestão de seu pessoal, mantendo-os motivados e garantindo que estejam alinhados com os objetivos.

Em muitas situações o próprio colaborador não consegue perceber seus erros, ou até mesmo se auto avaliar para compreender em quais pontos poderia melhorar suas habilidades profissionais. É nestes casos que o feedback é usado, visando o crescimento da equipe e da organização.

De tempos em tempos, o gerente pode dar a sua equipe um feedback que contribua para que os funcionários possam ter uma visão sobre o seu desempenho. Ao dar um feedback, o gestor está fornecendo essencialmente mais orientação para a pessoa.

Com um feedback regular, é muito mais fácil esclarecer o papel da pessoa na organização e assegurar que eles estejam cientes das tarefas e responsabilidades do trabalho. Também pode ajudar a esclarecer como o empregado pode desenvolver com mais eficácia as suas habilidades, dando a este colaborador um direcionamento para evoluir profissionalmente.

Ao fornecer o feedback de abertura de olho, é possível que o profissional entenda com mais clareza suas falhas ou veja que mesmo nos acertos ele pode buscar novos meios para obter melhores resultados. E, embora compartilhando comentários negativos, podem ser boas notícias, parabenizando pelo bom trabalho da equipe, mostrando o quanto cada colaborador foi peça chave para obter o sucesso.

 

Como usar o feedback de forma efetiva

A melhor maneira de dar o feedback que seus funcionários desejam é começar a partir de uma perspectiva baseada em objetivos. Certifique-se de que os objetivos estão adequadamente mapeados e revisados. O feedback pode então ser focado em torno da produtividade em relação a esses objetivos.

Mas, o mais importante é o tom das palavras. Escolher as palavras certas para o momento é essencial, pois mesmo que o feedback seja uma crítica que busque melhorias futuras, é preciso manter a equipe engajada e impulsionada para atingir as metas. Avalie se algumas questões devem ser realmente apresentadas neste momento, em determinados casos é preciso fazer chamadas individuais sobre o desempenho de outras pessoas, não exponha o profissional sem necessidade.

Na maioria das vezes, é mais fácil e rápido colocar tudo de uma só vez de forma resumida, mas desde que de fato seja relevante para toda a equipe. Resistir ao desejo de um despejo de informação pode ser difícil, mas o tamanho correto dos comentários pode render uma maior recompensa, pois abrirá o caminho para maior clareza, mais reflexão e, o mais importante, tomar decisões.

Não é útil e nem produtivo acumular comentários que se tornam muito esmagadores no momento em que é entregue. O intuito do feedback é dar ao colaborador uma visão de como ele pode aprimorar para crescer, o gestor está ali para motivá-lo a alcançar o melhor em sua posição e não para que ele sinta que seus esforços não são importantes.

Para que todos se sintam envolvidos na mudança e que este feedback seja considerado justo, o ideal é que toda a equipe também se sinta segura para avaliar os comentários recebidos, podendo também apresentar suas considerações.

As avaliações vão em ambos os sentidos. Dê a sua equipe a oportunidade de avaliar também. Quando você abre a porta para uma conversa sincera, você ajudará seus funcionários a se sentirem valorizados e ouvidos. Criar um ambiente de respeito mútuo, confiança e responsabilidade é a chave para o sucesso dos comentários.

Quando as pessoas estão trabalhando em um ambiente honesto e aberto, o engajamento aumenta. Isso não é apenas porque os problemas potenciais são resolvidos mais rapidamente, mas também porque os sucessos individuais e de equipe são reconhecidos com mais frequência. Lembre-se que o feedback não é apenas melhorar, é também incentivar-se mutuamente a manter o bom trabalho.