Como elaborar uma ótima descrição de cargos?

É fundamental saber como elaborar descrição de cargos, para além de uma mera formalidade. Trata-se de dominar uma ferramenta útil e necessária para vários processos da gestão de pessoas. Neste artigo, te auxiliamos neste processo.

O que é uma descrição de cargos?

Uma descrição de cargos é a formalização, em documento escrito, das atribuições, responsabilidades e especificações dos requisitos de um cargo na organização. Inegavelmente, deve ser o mais clara e concisa possível, pois é base para uma série de processos no RH.

De fato, a forma de elaborar descrição de cargos é única. Para haver um padrão, as atividades descritas devem compreender um cargo distinto em toda a extensão de seu significado.

Em princípio, podemos afirmar que a descrição é o processo que consiste em determinar os elementos ou fatos que compõem o dia a dia de um cargo. Decerto, este processo não deve ser entendido como estático ou que, uma vez terminado, pode-se esquecer do assunto. Pelo contrário, ele é um processo dinâmico que acompanha a própria dinâmica das mudanças da empresa e dos cargos.

Aplicações para a descrição de cargos

Primeiramente, veja três exemplos de como uma descrição de cargos bem elaborada pode ajudar a sua empresa:

AuditoriaRecrutamento e seleçãoAvaliação de competências

A descrição é uma documentação necessária para a auditoria da ISO 9001, base para outras normas de qualidade.
Auxilia nesse processo, pois permite ao recrutador entender o cargo e seus requisitos para captar profissionais no mercado.Apoia o mapeamento delas para o processo de avaliação dos colaboradores e na execução da a entrevista por competências.

Qual é a estrutura essencial?

Certamente, o formato mais comum inclui: título do cargo, a missão, as atividades, a formação e a experiência exigida. É comum adotar-se modelos diferentes para perfis de cargos na organização. Só para ilustrar, veja as estruturas essenciais da descrição de cargos:

  • Identificação: identifique o nome do cargo, e seja criterioso para escrevê-lo corretamente e por completo.
  • Organograma: indica o posicionamento do cargo na estrutura hierárquica. A quem ele se reporta? Quem responde a ele?
  • Missão: explica o principal objetivo que o cargo deve atingir. Indique o que o cargo faz, para quê ele faz e sua abrangência.
  • Atividades: são as atividades desempenhadas visando atingir o objetivo do cargo. O que faz? Como faz? Por que Faz?
  • Experiência: tempo de experiência profissional necessário para atingir o desempenho desejado. Indique o tempo e/ou tipo de experiência.
  • Formação acadêmica: indica o grau de instrução mínimo e desejável que uma pessoa deve ter para exercer a função.
  • Competências: são as principais competências exigidas e/ou desejadas para o cargo.
  • Treinamentos obrigatórios: treinamentos requeridos ou a serem aplicados ao ocupante do cargo.

Como um sistema de RH pode ajudá-lo com este processo?

Por certo, um sistema de RH especializado em gestão de pessoas ajudará você a conduzir melhor seu processo de descrição de cargos. Juntamente com a possibilidade de manter todos seus documentos padronizados, fornece modelos elegantes de visualização e uma forma prática de distribuí-los com segurança por meio de um portal.

Nesse sentido, um software especializado incorporará um processo de workflow para a criação e revisão das descrições de cargos com um formulário online. Além disso, o controle do acesso às descrições será delimitado pelo RH. Ou seja, é possível liberar o acesso até os mínimos detalhes de cargo a cargo.

Dessa maneira, estes sistemas permitem a criação de quantos modelos de descrição forem necessários. Em suma, contam com uma enorme facilidade para descrição, revisão e pesquisa das informações contidas em uma descrição de cargo.

Isto é, dê adeus ao Word e Excel e ganhe produtividade, padronização e organização em seu processo!

Aprofunde seus conhecimentos no tema

Por fim, se quer saber ainda mais sobre o assunto, acesse nossos artigos sobre o tema: métodos para elaboração de uma descrição de cargos e orientações para uma boa descrição de cargos. Disponibilizamos também um e-book gratuito. Neles, encontrará mais detalhes e informações adicionais sobre o tema. Além disso, há vários exemplos de templates de descrição de cargos para você adaptar em sua empresa.

Em conclusão, com estes materiais, é possível elaborar uma descrição de cargos conforme as melhores práticas de mercado. Apresentamos as técnicas mais adequadas de uma maneira prática e direta. Desse modo, tiramos suas dúvidas em relação a este processo e auxiliamos sua gestão de pessoas. Visite o site descricaodecargos.com.br e acesse os materiais.

O guia definitivo de Descrição de Cargos
Ricardo Vignotto Lopez
Ricardo Vignotto Lopezhttp://www.linkedrh.com.br
Ricardo Vignotto, Mestre em Business Intelligence para Gestão de Pessoas, compartilha sua vivência e experiência através de consultoria, e-books, artigos, treinamentos e palestras para líderes de RH. Diretor da Linked RH e criador do software Join RH para gestão de pessoas.

Artigos relacionados