Como a autenticidade pode auxiliar no propósito de liderança?

Muitos profissionais se vêem diante do desafio de conseguir encontrar um equilíbrio entre o que realmente são e o que esperam deles no ambiente de trabalho. No caso dos líderes, esse desafio é ainda maior, pois espera-se da liderança que esta seja um exemplo para a sua equipe e os demais membros da organização.

Nesse sentido, a autenticidade tem sido apontada como uma importante característica dos líderes de sucesso, pois, apesar das diferenças na forma de liderar, os líderes precisam gerar confiança em sua equipe, fazendo com que as pessoas acreditem e se dediquem para alcançar as metas e os objetivos. Para isso, o líder precisa mostrar que sua liderança é genuína, que esta é um verdadeiro reflexo de seus pontos fortes, valores e cultura.

Porém, nem sempre o líder consegue expressar sua autenticidade, pois, como apontam algumas pesquisas, há uma tendência natural das pessoas em buscar a conformidade e o pertencimento, se comportando de acordo com o que é esperado delas e dizendo coisas que os ouvintes querem ouvir. Por outro lado, também existe nas pessoas uma necessidade de buscar sua individualidade, através do pensamento original e do agir de forma diferente. Sendo a autenticidade um delicado equilíbrio entre os dois.

A autenticidade é uma experiência pessoal, que envolve, tanto, os valores, pensamentos, emoções e crenças de uma pessoa, como a ação propriamente dita, ou seja, diz respeito ao que a pessoa acredita e a como age no mundo e se esse agir está de acordo com o seu verdadeiro eu.

No ambiente de trabalho, não é incomum encontrar líderes com grande dificuldade de agir de maneira autêntica. Alguns se afastam de seus valores e criam argumentos racionais para justificar seu comportamento, que na maioria das vezes vão contra o que acreditam; ou se tornam lideres solitários, que não conseguem construir relacionamentos; ou ainda, tentam vender uma idéia de ser um líder bem sucedido, mas não conseguem ter uma vida equilibrada fora do trabalho.

Dessa forma, para conseguir inspirar de fato as pessoas, o líder precisa agir de acordo com o que o acredita, demonstrando paixão por sua visão de mundo e através dela, conseguir influenciar as pessoas, desenvolvendo relacionamentos agradáveis e baseados na confiança e direcionando sua equipe para o alcance das metas e resultados.

Para desenvolver a autenticidade é preciso que a liderança seja apoiada pela organização e, que busque o desenvolvimento pessoal e profissional constantes. Além disso, para agir com mais autenticidade, é importante que a liderança:

Mantenha a autodisciplina

O bom líder se concentra nos aspectos importantes do que precisa fazer, é sensível as necessidades dos outros, mas não perde o foco ou o profissionalismo. Para se tornar um exemplo, a liderança precisa estar focada e agir com disciplina.

Lidere com o coração

Ao agir de forma aberta e atitude positiva de envolvimento, o líder consegue inspirar os demais colaboradores, transmitindo confiança, força e motivação para atingir os objetivos;

Tenha valores fundamentais

Apesar dos líderes serem diferentes e possuírem valores diferentes, é necessário uma série de valores comuns a uma boa liderança. Falar a verdade, agir eticamente, ser orientado para resultados, buscar o sucesso, e direcionar os trabalhadores para o desenvolvimento pessoal e profissional, são alguns desses valores fundamentais.

Orientar e direcionar sua equipe para o objetivo final

Para alcançar os resultados organizacionais e levar sua equipe a sempre buscar objetivos maiores, o líder deve encontrar a melhor forma de criar relações de confiança, ser solidário, desenvolver uma comunicação honesta e se manter focado nos objetivos.

Redação
Redaçãohttps://blogrh.com.br
Um time de especialistas preparados para trazer até você muitas novidades e informações sobre o universo de gestão de pessoas.

Artigos relacionados