A carreira dos especialistas: crescimento através do sistema Y

Muitas vezes investir no desenvolvimento e crescimento de seus especialistas pode ser uma saída estratégica para que as empresas retenham talentos e ainda promovam o desenvolvimento da carreira de seus profissionais.

Um modelo de planejamento de carreira que deu os primeiros passos no Brasil ainda nos anos 70 ainda continua sendo muito usado no atual cenário corporativo. Trata-se da carreira em Y, um sistema que permite aos profissionais crescerem em remuneração e reconhecimento dentro das empresas, mesmo estando em suas funções técnicas sem ter que migrar para cargos gerenciais.

O crescimento profissional sempre esteve associado a uma melhor remuneração quando são alcançados degraus mais altos dentro da hierarquia da empresa. Mas, muitas vezes, quando isto acontece a empresa perde ótimos especialistas e acabam tendo péssimos coordenadores e gerentes em seu quadro funcional.

Algumas empresas propõe um caminho diferente para os especialistas. Elas valorizam o conhecimento técnico e para assegurar o bom nível de inovação de seus processos planejam um crescimento dentro das áreas de sua especialidade. Assim, o especialista tem a oportunidade de receber salários proporcionais aos de cargos gerenciais atuando dentro de sua formação e buscando constantemente seu aprimoramento tecnológico.

O grande desafio é a gestão deste sistema, que deve ser feita de forma gradual e continua, pois mesmo com estudos mostrando que com o tempo as empresas tendem a se afastar deste modelo, a carreira em Y continua sendo defendida para o equilíbrio de uma estrutura organizacional forte na empresa.

Assim, os especialistas são responsabilizados pela excelência técnica dos processos e também recompensados pela sua importância dentro das empresas, contribuindo ativamente para sua evolução e crescimento.

Empresas que investem neste formato de carreira em Y tendem a ter maiores índices de retenção de talentos e evolução tecnológica, visto que conseguem superar as desafiantes propostas do mercado de trabalho promovendo sempre novas oportunidades internas para o seu time. Assim, agregam mais um fator de vantagem competitiva sobre seus concorrentes, sobretudo em períodos de escassez de mão de obra tecnológica.

 

Como elaborar um ótimo Dicionário de Competências

 

Sua empresa investe em seus talentos e especialistas?

Potencializar a carreira da sua equipe significa, diretamente, potencializar os resultados da sua organização. Com essa premissa em mente, muitas empresas olham com mais atenção para a gestão de pessoas de modo que possam valorizar talentos e criar especialistas e líderes preparados para dar continuidade ao crescimento e sustentação corporativa ao longo dos anos.

E a sua empresa, está preparada para este movimento? Compartilhe conosco sua experiência, dúvidas e dificuldades para que possamos debater mais sobre o assunto!

Marcia Vinhoto Lopez
Marcia Vinhoto Lopezhttps://agapegestaoeducacional.com.br/
Marcia Vinhoto Lopez é Pedagoga e Pedagoga Empresarial. Atua há mais de 26 anos na formação de talentos e desenvolvimento de pessoas. Como consultora para empresas e Instituição de Ensino, realiza mentoria para mulheres, professores de gestores de RH. Mais de 6.000 pessoas participaram de seus programas de desenvolvimento em palestras, treinamentos, mentorias ou Pós graduação/MBAs. Viver com propósito de vida é sua marca, onde ajuda pessoas a exalar a melhor versão de si mesma, através de olhar com felicidade e entusiasmo pela vida.

Artigos relacionados